Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer planeja enviar vídeo em sua defesa para deputados

Ação faz parte de estratégias adotadas pelo presidente e seus aliados com o objetivo de barrar denúncia

Temer planeja enviar vídeo em sua defesa para deputados
Notícias ao Minuto Brasil

14:53 - 04/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Via celular

Para tentar barrar a denúncia na Câmara, o presidente Michel Temer se reuniu com aliados, nesta quarta-feira (4), com a intenção de traçar estratégias para atrair o apoio de parlamentares.

Uma das possibilidades, sugerida pelos deputados Carlos Marun e Beto Mansur, é que o advogado do presidente, Eduardo Carnelós, grave um vídeo para ser distribuído aos políticos, por meio de mensagens de celular.

A ação já foi adotada anteriormente, quando da primeira denúncia contra Temer, por corrupção passiva. Agora, ele está sendo acusado, pela Procradoria-Geral da República, de organização criminosa e obstrução da Justiça. Os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral, também são alvo da ação, pelos mesmos crimes.

Em julho último, o advogado Antonio Claudio Mariz, então responsável pela defesa do presidente, apareceu no vídeo dizendo não haver provas contra Temer.

+ Raquel Dodge se manifesta a favor de candidaturas avulsas

Segundo informações do blog da Andréia Sadi, no portal G1, os termos da gravação com a nova defesa de Temer já foram discutidos entre Carnelós e Gustavo Rocha, subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, segundo um aliado do presidente.

A denúncia contra Temer já se encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os membros do colegiado devem votar contra ou a favor da ação, antes de ela seguir para análise dos deputados.

A votação em plenário é a última etapa da tramitação na Câmara. Se os parlamentares decidirem pelo prosseguimento da investigação, caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) instaurar o processo judicial. Do contrário, o caso é arquivado e só pode ser julgado após o fim do mandato do presidente.

Para a denúncia ter prosseguimento, são necessários pelo menos 342 votos a favor, o equivalente a três quintos dos 513 deputados.

Campo obrigatório