Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maia defende que Senado aprove regras de fundo para custear campanhas

Nesta madrugada, a Câmara votou a favor do projeto que, além de regulamentar o fundo, muda as regras eleitorais e limita os gastos com campanhas

Maia defende que Senado aprove regras de fundo para custear campanhas
Notícias ao Minuto Brasil

14:18 - 05/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Apelo

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu nesta quinta-feira (5) a aprovação, pelo Senado, do projeto que regulamenta a distribuição de recursos do Fundo Especial de Financiamento da Campanha, que muda as regras eleitorais e que limita os gastos com campanhas. O texto foi aprovado pelo Plenário, na madrugada de hoje.

O fundo foi estimado em R$ 1,7 bilhão, e será composto por 30% das emendas de bancadas estaduais e pela compensação fiscal paga às emissoras de rádio e de TV por propaganda partidária, que será extinta.

+ Funaro, Saud e Geddel trocam ofensas em banho de sol: 'Vou te matar'

Há acordo para o veto de alguns pontos, entre os quais as regras para distribuição dos recursos entre partidos e candidatos e a restrição ao uso do Fundo Partidário apenas para campanhas majoritárias (presidente, governador, prefeito e senador). Maia afirmou que o presidente Michel Temer vai cumprir esse acordo.

Prazo curto

Segundo o presidente da Câmara, apesar de a distribuição do fundo não precisar seguir a regra da anualidade – ou seja, não precisar ser votada um ano antes do pleito –, há pontos importantes que precisam estar publicados no Diário Oficial da União até sábado (7), como o teto e a restrição de gastos.

Ao lado de Rodrigo Maia em evento no Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse nesta manhã que pretende colocar a reforma política em votação ainda hoje, após a deliberação do Plenário do Senado sobre a Medida Provisória (MP) do Refis.

Avaliação

Rodrigo Maia afirmou ainda que a reforma política representou um avanço, mas que a proposta poderia ter mais mudanças, como um novo sistema eleitoral.

“Nunca é o que a gente sonhou, sempre sonhamos com a mudança do sistema eleitoral, como o distrital misto, mas acredito que o fim das coligações vai ser uma grande revolução na política brasileira, porque sem a coligação ou os partidos vão construir projetos majoritários ou não terão bancadas de deputados”, disse. Com informações da Agência Câmara.

Campo obrigatório