Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PGR pede investigação para apurar se JBS comprou sentenças judiciais

Advogada que atuava para a empresa, Renata Araújo é filha de desembargadora do STJ e aparece em conversas suspeitas com o diretor jurídico da empresa dos irmãos Batista

PGR pede investigação para apurar se JBS comprou sentenças judiciais
Notícias ao Minuto Brasil

12:13 - 06/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Justiça

Depois que o ex-marido da advogada Renata Araújo, Pedro Bettim Jacobi, entregou aos investigadores da Lava Jato um dossiê contra ela, que mostra mensagens trocadas com o diretor jurídico da JBS, Francisco de Assis e Silva, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de investigação para apurar se a empresa comprou decisões judiciais em tribunais superiores.

De acordo com informações da coluna Radar, de Veja, nesta sexta-feira (6), Renata é filha da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No material entregue por Jacobi, a advogada e Francisco de Assis discutem estratégias e valores referentes a sentenças favoráveis ao grupo empresarial dos irmãos Batista.

+ “O Gilmar começou a ajudar a gente”, diz diretor da J&F em áudio

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também solicitou ao Instituto Nacional de Criminalística uma perícia nos documentos entregues por Jacobi. Concluída a análise, o material deve retornar à PGR.

Renata Araújo costumava circular no meio jurídico e se dizia próxima de alguns dos principais nomes da área. Chegou até mesmo a promover um jantar em apoio à própria Dodge, quando da sua candidatura à chefia do Ministério Público Federal (MPF).

Os áudios, emails e mensagens de WhatsApp entregues por Jacobi foram entregues do dia 6 de setembro último. Além dos processos sob a relatoria da mãe de Renata, Maria do Carmo Cardoso, a JBS tinha interesse em ações que estavam nas mãos de outros três ministros do STJ, segundo a Veja: Napoleão Maia, Mauro Campbell e João Otávio Noronha.

Campo obrigatório