Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senado cogita adiar decisão sobre afastamento de Aécio

Parlamentares se preocupam com uma possível diminuição das chances de Aécio se salvar

Senado cogita adiar decisão sobre afastamento de Aécio
Notícias ao Minuto Brasil

05:41 - 16/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Preocupação

Líderes do Senado não descartam a possibilidade de adiar a decisão sobre o afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), marcada para esta terça-feira (17). A perda do apoio da bancada petista e uma liminar da Justiça de Brasília que determina que a votação seja aberta estão fazendo aliados repensarem a data.

Parlamentares se preocupam com uma possível diminuição das chances de Aécio se salvar. Se a votação fosse secreta, a esperança dos aliados era que o senador pudesse ter votos até mesmo na oposição. No cenário atual, a votação promete ser apertada.

"O placar será apertadíssimo. Acho que ele ganha, mas bem apertado. O voto aberto afugenta o PT, mas também parte do PMDB", disse um dos aliados de Aécio ao "O Globo".

+ Maia chama advogado de Temer de 'incompetente' e 'irresponsável'

Nesta segunda-feira (16), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) deve entrar com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que será respeitada a decisão da Justiça Federal de Brasília de que a votação não poderá ser secreta.

"A regra da Constituição é clara: o voto neste caso tem que ser aberto, claro e transparente", disse Rodrigues, que também criticou o possível adiamento da sessão. "Mesmo sob a minha divergência, o STF definiu que cabe a nós decidirmos sobre a situação do senador Aécio. Não há razão alguma para esse tema ser postergado", concluiu.

Campo obrigatório