Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Aprovada proposta que susta chance de anistiado voltar a cargo anterior

Medida está prevista em Projeto de Decreto Legislativo do deputado Celso Russomanno (PRB-SP)

Aprovada proposta que susta chance de anistiado voltar a cargo anterior
Notícias ao Minuto Brasil

12:41 - 20/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou hoje (20) proposta que susta os efeitos de dispositivos do Decreto 6.077/07, do Poder Executivo, que preveem o retorno do servidor ou empregado anistiados exclusivamente no cargo anteriormente ocupado, com manutenção do regime jurídico a que estava submetido à época da exoneração, demissão ou dispensa.

A medida está prevista no Projeto de Decreto Legislativo 239/15, do deputado Celso Russomanno (PRB-SP). Segundo o parlamentar, os dispositivos vão além do que está previsto na Lei 8.878/94, que disciplina as condições de retorno dos anistiados.

Russomanno ressalta que, de acordo com essa lei, os anistiados que tiveram seus órgãos extintos e foram absorvidos pela administração pública direta deverão ter seus empregos transformados em estatutários (regidos pelo Regime Jurídico Único previsto na Lei 8.112/90), passando para o quadro da União.

+ Temer exonera oito ministros para votar contra denúncia no plenário

O relator da proposta, deputado Laerte Bessa (PR-DF), concorda que o decreto restringiu a lei de forma inadequada. “Bem sabemos que um decreto se dispõe a regulamentar a lei, isto é, o presidente da República edita decreto para fiel execução da lei. Todavia, não foi isso o que ocorreu: esse decreto restringiu injustificadamente o alcance da lei”, disse. Com informações da Agência Câmara.

Campo obrigatório