Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ministros dizem que briga entre Barroso e Gilmar foi 'deplorável'

Em um grupo de advogados, o embate entre os dois ministros do STF virou piada

Ministros dizem que briga entre Barroso e Gilmar foi 'deplorável'
Notícias ao Minuto Brasil

06:29 - 28/10/17 por Notícias Ao Minuto

Política Discussão

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideraram que a discussão entre Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, que aconteceu na quinta-feira (26), foi 'deplorável e constrangedora'. As palavras foram usadas por mais de um ministro da Corte, segundo revela a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

Há meses que os dois ministros travam um embate velado no Supremo, mas nesta semana uma discussão em público ganhou destaque. Há na corte quem defenda a imposição de um freio a Gilmar, alvo de um pedido de impedimento, agora sob análise da PGR.

+ Dodge defende que investigações sobre Temer continuem

Segundo alguns ministros, não foram só as divergências pessoais que levaram Barroso a responder de maneira tão ríspida a Gilmar. O incômodo de Barroso pode ter aumentado após “derrotas” em causas importantes, como a do ensino religioso e a da aplicação de medidas cautelares a parlamentares.

Os aliados de Gilmar Mendes defendem que apostar no isolamento como uma forma de constranger o ministro não dará certo. “Ele é uma ilha que parece um arquipélago”, diz um amigo do juiz.

Em um grupo de advogados, o embate entre os dois ministros do STF virou piada.

No Congresso, aliados do presidente Michel Temer no aconselharam o Planalto a aproveitar as próximas duas semanas para baixar a temperatura entre os parlamentares. Eles defendem que o governo deve evitar temas polêmicos até meados de novembro e estudar pautas positivas.

Campo obrigatório