Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filha de Henrique Alves fala em 'alguém nos bastidores' para soltar pai

Andressa de Azambuja Alves Steinmann foi flagrada em interceptação telefônica

Filha de Henrique Alves fala em 'alguém nos bastidores' para soltar pai
Notícias ao Minuto Brasil

11:12 - 29/10/17 por Estadao Conteudo

Política Grampo

Interceptação telefônica flagrou a filha do ex-ministro do Turismo nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer, Henrique Eduardo Alves (PMDB) dizendo ao irmão que haveria "alguém trabalhando, em Brasília, nos bastidores, pela soltura" do pai. Andressa de Azambuja Alves Steinmann e a mulher de Henrique Alves, Laurita Arruda, foram alvo de mandado de busca e apreensão na Operação Lavat, desdobramento da Manus - que, em 6 de junho, prendeu o peemedebista.

"Interceptações telefônicas indicam que ela trata da prisão de seu pai, na "Operação Manus", com Laurita Silveira Dias Arruda Câmara (áudios de índice 12953470, 12966629 e 12976564). Em outro diálogo, mantido com seu irmão, Andressa de Azambuja chega a afirmar que alguém relacionado ao advogado Marcelo Leal estaria trabalhando, em Brasília-DF, 'nos bastidores', pela soltura de Henrique Alves (áudio de índice 13016560)", informa parecer do Ministério Público Federal, no Rio Grande do Norte, à Justiça.

A Lavat cumpriu 27 mandados de busca e apreensão, três de prisão temporária e dois de condução coercitiva. As medidas foram determinadas pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Foram presos três ex-assessores do peemedebista: Aluísio Henrique Dutra de Almeida, Norton Domingues Masera e José Geraldo Moura Fonseca Jr.

O parecer da Procuradoria da República citou um relatório da Receita Federal. Segundo o Ministério Público Federal, o parecer indica que 'grande parte do patrimônio de Henrique Eduardo Lyra Alves, composta principalmente imóveis, é colocada em nome de Andressa de Azambuja, o que pode configurar ocultação de bens ilicitamente adquiridos'.

O nome da operação é uma referência ao provérbio latino "Manus Manum Fricat, Et Manus Manus Lavat", cujo significado é: uma mão esfrega a outra; uma mão lava a outra.

Conforme o advogado Marcelo Leal de Lima Oliveira, que defende Henrique Alves, a afirmação de que terceiros estariam lavando dinheiro de seu cliente é "absolutamente falsa e mentirosa". Segundo ele, Andressa, filha de Henrique, está vendendo um imóvel de sua propriedade para pagar dívidas e garantir sua sobrevivência.

Campo obrigatório