Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Poder não existe para proteger amigos', diz Barroso, sem citar Gilmar

Ministros do STF protagonizaram troca de acusações na última semana

'Poder não existe para proteger amigos', diz Barroso, sem citar Gilmar
Notícias ao Minuto Brasil

12:36 - 02/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Política no Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o “Estado de compadrio” que muda a jurisprudência “de acordo com o réu” durante discurso no 34º Encontro Nacional dos Procuradores da República, que começou nesta quarta-feira (1º), em Porto de Galinhas (PE).

Na última semana, o magistrado utlizou expressões parecidas para criticar o ministro Gilmar Mendes durante sessão no plenário do STF. Para Barroso, o colega de Corte “vai mudando a jurisprudência de acordo com o réu” e não promove não o Estado de Direito, mas um “Estado de compadrio”. Ele afirmou, ainda, que Mendes dá continuidade à “cultura ancestral de leniência e impunidade com a criminalidade do colarinho branco”.

+ Gilmar: Diálogo de Cabral com Bretas foi ríspido, mas 'nada demais'

No discurso, Barroso condenou o que chamou de “direito penal seletivo” que “criou um país de ricos delinquentes”. “A lógica de um juiz não pode ser a do amigo/inimigo, mas sim a do correto, justo e legítimo. O poder, inclusive o de juízes e tribunais, não existe para proteger amigos e perseguir inimigos, mas para servir ao bem e à justiça. Juiz que faz favores transaciona com o que não lhe pertence”, defendeu ele.

Campo obrigatório