Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Condenado a 72 anos de cadeia, Cabral completa 365 dias preso no Rio

Ex-governador do Rio mantém relações de poder, segundo investigações da Polícia Federal e do Ministério Público do Estado

Condenado a 72 anos de cadeia, Cabral completa 365 dias preso no Rio
Notícias ao Minuto Brasil

07:03 - 17/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Lava Jato

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral completa nexta sexta-feira (17) um ano preso. Apontado como o líder do maior esquema de corrupção do Estado, ele mantém uma rede de influência fora da Cadeia Pública de Benfica.

De acordo com investigação sigilosa da Polícia Federal , o peemedebista tentou montar um dossiê contra Bretas e sua mulher, que também é magistrada, por meio de consultas suspeitas a registros de ocorrências em delegacias da Polícia Civil.

A relação entre Bretas e Cabral tem sido tensa, tanto é que o magistrado determinou transferência do ex-governador do Rio a um presídio federal após ser alvo de ameaça direta por parte do detento. O procurador da República Sérgio Pinel concordou com o argumento e autorizou a mudança.

+ Defesa de Cunha diz que PGR adulterou tradução de documentos da Suíça

No entanto, a defesa do ex-governador conseguiu uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), deferida pelo ministro Gilmar Mendes, que manteve o político preso em Benfica.

Condenado a 72 anos e quatro meses de reclusão no total, o peemedebista ainda pode ser punido em outros 12 processos nos quais é réu. Duas de suas sentenças foram aplicadas por Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, e uma por Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Polêmica

Um dos casos marcantes sobre o ano de prisão do ex-governador foi a instalação de um "cinema" no presídio de Benfica, avaliado em R$ 23 mil. Os aparelhos de TV e home theather teriam sido doados por pastores e uma missionária em nome da Igreja Batista do Méier e da Comunidade Cristã Novo Dia.

Procuradas, as igrejas negaram a doação. Após repercussão do caso, a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) informou que "todo o material de vídeo será retirado da cadeia pública José Frederico Marques, uma vez que se tornam [sic] irregulares".

Campo obrigatório