Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fux: decisão da Alerj de soltar deputados é 'promíscua' e 'vulgar'

Fux afirmou que a Alerj não poderia ter decidido sobre as prisões sem ter consultado o Judiciário

Fux: decisão da Alerj de soltar deputados é 'promíscua' e 'vulgar'
Notícias ao Minuto Brasil

19:17 - 20/11/17 por Notícias Ao Minuto

Política Ministro

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro decidiu soltar os deputados estaduais do PMDB Jorge Picciani (presidente da Alerj), Paulo Melo e Edson Albertassi. Eles são suspeitos formar uma organização criminosa para desviar recursos públicos. Os três foram presos por determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, mas a prisão foi revogada na sexta por decisão da maioria dos deputados estaduais do RJ. O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux considerou que a decisão da Alerj é "lamentável", "vulgar" e "promíscua".

Fux afirmou em entrevista exclusiva à BBC Brasil que a Alerj não poderia ter decidido sobre as prisões sem ter consultado o Judiciário.

"Eu entendo que essa é uma decisão lamentável decorrente de uma interpretação incorreta feita em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal (de dar ao Senado o poder de rever medidas cautelares contra Aécio Neves), por 6 a 5, apertada maioria. Portanto, entendo que a tese dessa decisão vai voltar ao plenário. Mas eles se basearam nessa decisão para entender que os deputados estaduais têm as mesmas imunidades dos congressistas federais. Entretanto, houve, no caso federal, uma provocação do Judiciário. E as assembleias estaduais estão utilizando de maneira vulgar e promíscua essa decisão do Supremo sem provocação em relação ao Judiciário. É uma decisão lamentável, que desprestigia o Poder Judiciário, gera uma sensação de impunidade e que certamente será revista pelo Supremo Tribunal Federal".

O ministro também destacou que a soltura de deputados estaduais por assembleias "certamente" será revista pelo Supremo. "No meu modo de ver, deveria ter havido uma provocação prévia ao Poder Judiciário. O Ministério Público inclusive já ingressou com uma ação para anular essa deliberação da Assembleia do Rio de Janeiro", afirmou Fux.

Leia também: Maia diz que recorrer a medida provisória é pensar como ditador

Campo obrigatório