Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Moro: decisão do STF sobre prisão em 2ª instância pode ser entrave

Juiz não quer que Supremo altere entendimento sobre medida - eventual mudança seria, na visão dele, um grande obstáculo à operação Lava Jato

Moro: decisão do STF sobre prisão em 2ª instância pode ser entrave
Notícias ao Minuto Brasil

09:17 - 10/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política Opinião

Durante premiação concedida pela revista Isto É na semana passada, em São Paulo, o juiz Sergio Moro pediu para que o governo federal "incentive e utilize seu poder" para influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF) a não alterar o entendimento de que condenados em segunda instância já devam  cumprir pena.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o magistrado vê na possibilidade de mudança da regra o principal obstáculo da operação Lava Jato a curto prazo.

+ PT encomenda pesquisas para 'decifrar' eleitor de Bolsonaro

Entre os que condenam a prisão em segunda instância está o Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), segundo o qual a medida é inconstitucional por impor aos réus o "cumprimento de pena antes do trânsito em julgado", ferindo direitos e garantias individuais - o parecer do órgão foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Por outro lado, além de Moro, nomes de poder defendem a prisão em segunda instância. Segundo registro do jornal O Estado de S. Paulo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, avalia que a medida seja "um instrumento muito importante porque abrevia o momento de aplicação da pena, torna mais próximo da data do fato infrator e nutre na população a confiança de que a Justiça está funcionando”.

Campo obrigatório