Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nomes tucanos se unem em apoio a Doria para governo de SP

José Serra é outro nome cogitado, mas enfrenta resistência de uma ala do partido, que defende que a sociedade anseia por quadros oxigenados

Nomes tucanos se unem em apoio a Doria para governo de SP
Notícias ao Minuto Brasil

10:03 - 29/12/17 por Notícias Ao Minuto

Política Eleições

Dois nomes do PSDB são cotados para a disputa ao governo de São Paulo no próximo ano: o senador José Serra e o prefeito da capital paulista, João Doria. Este último, no entanto, tem ganhado o apoio de membros importantes do partido nessa corrida.

Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, segundo maior colégio eleitoral do estado, e Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa paulista, são dois deles. Ambos, inclusive, defendem que a decisão seja tomada sem a necessidade de prévias.

"Serra é um quadro primoroso. Pode pleitear ser presidente do Senado em 2019, pode ser ministro", disse Morando, contrário às prévias. "Ele é inteligente. Não disputa eleição sem apoio. Está claro que a sociedade anseia por quadros oxigenados. Doria teve uma queda e já iniciou um processo de recuperação", considerou.

+ PT confirmará lançamento de Lula ao Planalto um dia após julgamento

Mas se Morando sempre esteve alinhado com o prefeito, Macris se posicionou contrário a Doria quando da sua tentativa de se lançar ao Planalto, concorrendo com o atual governador do Estado, Geraldo Alckmin.

"Coloquei como desafio reunir lideranças do Estado para que, juntos, a gente forme um time em prol da candidatura dele", destacou o presidente da Alesp.

Seu apoio ao prefeito, agora, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, é lido no tucanato como sinal de que Alckmin já esteja ensaiando uma posição. Embora, segundo fontes ouvidas, haveria uma tendência de o governador apoiar Serra, levando em consideração sua capacidade de articulação.

A ideia era que ele pudesse formar uma coligação favorável a Alckmin no plano nacional, trazendo, entre outros, o PSD de Gilberto Kassab.

Pesam contra o senador, no entanto, o alto índice de rejeição, como mostrou pesquisa recente do Datafolha: 40%. Já Doria tem apenas 28%.

Campo obrigatório