Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com ar de normalidade pré-julgamento, PT finaliza nova carta ao povo

Primeira versão do documento deve ser entregue, ainda nesta sexta (19), por Fernando Haddad, responsável pelo texto, para a revisão dos ex-ministros Paulo Bernardo e Aloizio Mercadante

Com ar de normalidade pré-julgamento, PT finaliza nova carta ao povo
Notícias ao Minuto Brasil

09:20 - 19/01/18 por Notícias Ao Minuto

Política Estratégia

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou no início da semana que será redigida uma nova versão da “Carta aos Brasileiros”, voltada ao diálogo com a população.

“Vamos deixar claro: não é uma carta dirigida ao mercado como em 2002. É dirigida ao país, ao povo. Vamos falar de como faremos para que o Brasil se desenvolva e retome seu crescimento”, afirmou Hoffmann. “Não precisamos dirigir nada ao mercado. O mercado já conhece o presidente Lula e como ele governa”, acrescentou.

Segundo fontes do partido, a primeira minuta da nova carta deve ficar pronta ainda nesta sexta-feira (19). Feita pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, coordenador-geral do programa de governo de Lula, a versão também deve passar pelas mãos dos ex-ministros Paulo Bernardo e Aloizio Mercadante, para possíveis ajustes no texto.

A intenção é apresentar o documento nas comemorações de 37 anos do PT, dia 26 de fevereiro, seja qual for o resultado do julgamento em Porto Alegre. A sessão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ocorre no próximo dia 24. 

+ Entenda como será o julgamento de Lula no TRF-4

No início da semana, Gleisi ainda adiantou que o programa de Lula terá como pilares a criação de emprego e renda, um impulso na disponibilidade de crédito e aumento no consumo interno.

“A economia não pode ser pensada só sob o olhar do mercado. Tem que incluir o povo”, explicou. “Emprego é um indicador importante da economia. Aumento de renda também. Aumento de crédito é muito importante, bem como aumento do consumo interno.”

Retomada de direitos

A presidenta do PT também foi enfática ao afirmar que será realizado um plebiscito para revogar todas as reformas aprovadas sob o governo de Michel Temer, como a PEC do teto de gastos e a Reforma Trabalhista.

“Todas as medidas que retiraram direitos serão derrubadas, se a população concordar. O presidente Lula se manifesta no sentido de chamar um plebiscito para revogar todas as medidas do governo Temer, como a PEC do teto de gastos e a reforma trabalhista”.

Ela destacou que “até o Henrique Meirelles [ministro da Fazenda] quer mudar a ‘regra de ouro'”, em referência às discussões no governo para alterar o dispositivo que evita que o governo aumente sua dívida para pagar despesas correntes.

+ MPF cita 'esquema monumental' e recomenda que Picciani siga preso

Gleisi também apontou a possibilidade de reformas política e tributária, por meio de uma nova Constituinte. “A Constituinte é uma proposta que veio do Congresso do PT. O formato seria construído, mas temos claro que abordaria mudanças em toda a Constituição e a realização de reformas tributária e política”.

A presidenta do PT ainda aproveitou para criticar o processo injusto contra Lula. “A sentença de Moro tem muitos vícios e problemas jurídicos. Temos 122 juristas que assinaram um manifesto, do Brasil e de várias partes do mundo, contestando a decisão.”

Ela também disse que o partido está preparando uma autocrítica e, ao analisar os possíveis aliados para formar a chapa com o ex-presidente, senadora citou o PSB, PCdoB e PDT.

Campo obrigatório