Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Joesley presta depoimento em inquérito que investiga Temer

Empresário será ouvido sobre a suspeita de o presidente ter editado decreto para favorecer empresas portuárias

Joesley presta depoimento em inquérito que investiga Temer
Notícias ao Minuto Brasil

14:49 - 15/02/18 por Notícias Ao Minuto

Política São Paulo

O empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, presta depoimento, nesta tarde (15), em São Paulo, ao delegado Cleyber Malta Lopes, no inquérito sobre o Decretos dos Portos, que tem como alvo, além do presidente da República, Michel Temer, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e os empresários Antônio Celso Grecco e Ricardo Mesquita.

De acordo com o advogado de Joesley, André Callegari, o empresário deve manter o que disse na delação, no ano passado. Foi a colaboração premiada dele e de ex-executivos da J&F, a exemplo de Ricardo Saud, que motivou a abertura do inquérito. 

O processo tramita, desde o ano passado, no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, e investiga se houve favorecimento indevido a empresas como a Rodrimar, além de influência na edição da MP dos Portos, em 2016, por meio de Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer e, à época, deputado federal pelo MDB do Paraná, preso no ano passado após receber uma mala com R$ 500 mil da JBS.

+ Moro nega pedido de Lula para suspender perícia de sistema da Odebrecht

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o decreto assinado por Temer aumentou o prazo dos contratos de concessão de áreas portuárias de 25 anos para 35 anos, podendo ser prorrogado até 70 anos, beneficiando as atuais empresas concessionárias.

Conforme lembra o portal G1, recentemente, peritos da PF sugeriram ao delegado responsável que peça a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos envolvidos, inclusive de Temer. Por isso mesmo, os investigadores devem pedir prorrogação do prazo para concluir as apurações, que termina no próximo dia 20.

Tanto a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito quanto a autorização para a quebra de sigilo aguardam decisão de Barroso.

Para justificar a necessidade de mais tempo, os investigadores destacam que, apesar de a apuração ter avançado, ainda é preciso esclarecer alguns pontos, há diligências em andamento, e várias outras pendentes. Além disso, Joesley e Saud, que também prestará depoimento, podem revelar outros detalhes do caso.

Campo obrigatório