Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo vai avaliar eventuais demandas de outros Estados na segurança

Torquato reconheceu que o País vive uma "guerra de segurança pública", e que o governo responderá as demandas dentro de sua capacidade

Governo vai avaliar eventuais demandas de outros Estados na segurança
Notícias ao Minuto Brasil

07:59 - 19/02/18 por Estadao Conteudo

Política Ajuda

Ao lado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e do diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou na noite deste domingo, 18, que o governo federal vai analisar eventuais demandas de outros Estados por ajuda na segurança pública.

"O que vier, o governo assistirá e responderá na extensão da sua capacidade operacional e no limite do orçamento. Esse é o compromisso do governo do presidente Michel Temer", disse Torquato, na base aérea de Brasília, de onde uma força-tarefa policial embarcou para o Ceará para "dar apoio técnico às forças de segurança estaduais nas ações de combate ao crime organizado".

Veja também: Procuradoria abre investigação sobre controle de TV por Romero Jucá

Torquato reconheceu que o País vive uma "guerra de segurança pública", e que o governo responderá as demandas dentro de sua capacidade. "Vamos estar onde necessário, com a força possível", afirmou o ministro. "O crime é nacional e nenhum Estado pode combatê-lo sozinho."

O ministro disse ainda que "é natural" que a coordenação dos trabalhos na área de segurança seja atribuição de sua pasta. "Nenhum Estado sozinho vai ganhar essa luta."

Em relação ao Ceará, o ministro disse que o Estado vive um "momento difícil de segurança" e que o governo federal quer ajudar a "trazer a paz" para a população local, mas rechaçou uma possível intervenção. Segundo ele, a situação cearense é bem diferente da do Rio de Janeiro.

Torquato aproveitou a presença de Eunício para elogiar o presidente do Senado, que fez a demanda junto ao governo para seu reduto eleitoral. "A presença do senador Eunício é fundamental porque ele é um grande canal político no estado".

Torquato disse não se sentir desconfortável com a criação da pasta de Segurança Pública, e afirmou que o Ministério da Justiça continuará com atribuições importantes. "Estamos concluindo os documentos necessário para a divisão de tarefas (entre os ministérios)", afirmou o ministro. Ele calcula em dez dias o prazo para que a estrutura do novo ministério esteja montada.

"O Ministério da Justiça e Segurança (Pública) atualmente tem 17 secretarias. Eu vou continuar com a Funai, que já é um mundo em si mesmo, mais a questão migratória, mais os direitos econômicos com o Cade, tem muita tarefa", destacou, salientando que o trabalho das duas pastas "será conjunto".

Questionado sobre o nome do ministro que ocupará a área de segurança, Torquato afirmou que ele ainda está sendo "procurado", e que o perfil desejado pelo governo é alguém reconhecido e com interlocução política com governadores e com o Congresso. "Criar o Ministério da Segurança Pública não é colocar no colo da união os problemas que são dos Estados", salientou.

Campo obrigatório