Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer avalia nomear ministro sem criar Ministério da Segurança Pública

Além de evitar críticas, alternativa reduziria custos, já que não exigiria estruturação da pasta

Temer avalia nomear ministro sem criar Ministério da Segurança Pública
Notícias ao Minuto Brasil

17:20 - 22/02/18 por Notícias Ao Minuto

Política Possibilidade

Diante da repercussão negativa em relação à criação do novo Ministério da Segurança Pública, inclusive por parte dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, o presidente da República, Michel Temer, já cogita a possibilidade de nomear um ministro extraordinário, por meio de decreto.

A lei permite que o presidente crie até quatro cargos de ministros extraordinários para áreas consideradas críticas no país. A alternativa seria uma forma de evitar custos com a criação de uma nova estrutura ministerial, além de evitar a edição de medida provisória ou projeto de lei, necessários quando do surgimento de um novo ministério.

De acordo com o blog do Valdo Cruz, no portal G1, Rodrigo Maia, nos últimos dias, teria se posicionado de forma contrária à criação da pasta. Para ele, o ideal seria, em tempos de crise fiscal, que o governo cortasse ministérios.

+ Temer prova que está vivo e volta a receber aposentadoria

+ Crivella faz piada com chuva no Rio: 'Vão até lançar o Balsa Família'

Já Eunício Oliveira afirmou que, se for para levar a ideia adiante, que o presidente o fiça por meio de projeto de lei e não de medida provisória, de forma a não precisar passar pelo crivo do Congresso.

De qualquer forma, segundo assessores do presidente, ainda não há uma decisão sobre o assunto. Por isso mesmo, as buscas por possíveis nomes para ocupar o cargo continuam.

Atualmente, o governo conta com 28 ministérios. Antes de assumir o país, Michel Temer prometeu reduzir esse número para 22. Acabou nomeando 25 nomes e, em seguida, acrescentou mais três.

Campo obrigatório