Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No Brasil, chanceler italiano pede solução para caso Battisti

Angelino Alfano se reuniu com Michel Temer nessa quinta (22)

No Brasil, chanceler italiano pede solução para caso Battisti
Notícias ao Minuto Brasil

10:30 - 23/02/18 por Ansa

Política Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, em visita ao Brasil, pediu nesta quinta-feira (22) uma "solução" para o caso do italiano Cesare Battisti, condenado no país europeu à prisão perpétua. Logo depois do encontro com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, Alfano afirmou que a Itália continua "com a máxima atenção" ao caso no âmbito da justiça brasileira.

O chanceler italiano ainda disse que espera que o clima positivo entre os dois países possa garantir uma solução para esta questão que é "muito sentida" na Itália. "Agradecemos ao governo brasileiro o papel positivo desempenhado para uma decisão favorável sobre o caso Battisti. Espero que com pleno respeito pela independência dos juízes, o clima positivo estabelecido entre nossos países possa levar a uma solução da questão".

Alfano é responsável pelo pedido de extradição de Battisti desde que era ministro da Justiça. Ontem (21), o governo federal defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) que a Presidência da República tem competência legal para dar a palavra final sobre a extradição de estrangeiros. Durante seu segundo dia no Brasil, Alfano também visitou o presidente Michel Temer, em Brasília. "Com o presidente Michel Temer eu tenho aprofundado as diferentes articulações da nossa parceria estratégica na política e economia. Estamos empenhados em uma ação comum para o êxito das negociações UE-Mercosul", disse o italiano.

+ PSDB teme desenrolar de caso de suposto operador de Serra

Na agenda do chanceler italiano também havia uma reunião com o ministro da Defesa, Raul Jungmann. "Parceria estratégica entre Itália e Brasil inclui uma cooperação mais estreita na esfera política-militar, especialmente no contexto das operações de paz".

Ao cumprimentar os funcionários da embaixada em Brasília, juntamente com o embaixador Antonio Bernardini, Alfano agradeceu pelos esforços realizados. "Obrigado pelo trabalho realizado numa fase particularmente exigente ao serviço da Itália. Brasileiros amigos nos acolheram com carinho, amizade e respeito pelo trabalho da embaixada e seus funcionários". Alfano já passou por São Paulo, onde se reuniu com o prefeito João Doria. Durante a segunda etapa da viagem pela América Latina, ele também visitará Belo Horizonte e Rio de Janeiro. (ANSA)

Campo obrigatório