Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma: 'Lula disse que estaria nessa eleição em qualquer situação'

Durante evento em São Paulo, ex-presidente também defendeu a democracia e denunciou caráter misógino do seu impeachment

Dilma: 'Lula disse que estaria nessa eleição em qualquer situação'
Notícias ao Minuto Brasil

12:16 - 08/03/18 por Notícias Ao Minuto

Política Discurso

A ex-presidenta Dilma Rousseff participou, na noite dessa quarta-feira (7), do “Encontro de mulheres pela educação, direitos e democracia”, realizado pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

A presidenta se emocionou ao assistir um minidocumentário exibido durante o encontro, que abordou sua história política, passando pelo governo Lula, e suas duas eleições, até o impeachment de 2016.

Em seu discurso, a ex-presidente defendeu a democracia e denunciou, segundo ela, o caráter misógino do impeachment, passando pela maneira como a imprensa a retratava até declarações machistas feitas pelo presidente Michel Temer.

“O golpe tem vários aspectos, incluindo, pelo fato de eu ser presidenta, usar minhas características como mulher para construir estereótipos com muito sexismo. Eu era dura, insensível, ao mesmo tempo frágil, e eu 'deveria reconhecer meu lugar'. Já os homens são tratados como empreendedores, trabalhadores e merecedores”.

+ PDT lança pré-candidatura de Ciro Gome à presidência nesta quinta-feira

+ Bolsonaro projeta criar a 'bancada da metralhadora'

Dilma também falou sobre os objetivos da agenda neoliberal implantada no país: enquadrar o Brasil economicamente, socialmente, politicamente e geopoliticamente, segundo ela.

Durante o evento, também marcado pela defesa do direito de Lula ser candidato, Dilma falou sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça de não conceder o habeas corpus ao ex-presidente.

“Ontem (6), a perseguição política atingiu para mim um limear que eu não queria ter visto. Acho que é muito ruim para o país um processo que desmoraliza nossos sistema judiciário (…) Vemos dois pesos e duas medidas quando se trata do nosso presidente Lula. Uma coisa é não gostar dele, ter outra posição, outra é a Justiça tratá-lo de maneira diferente. Enquanto um presidente ilegítimo governa esse país, com acusações claras de corrupção, provas, gravações, a imprensa e a Justiça dizem que um imóvel, do qual Lula não tem propriedade, não tem posse, torna-se prova!”.

De acordo com Dilma, Lula será candidato. “Lula tem uma grande capacidade de intuir momentos. Sempre foi uma característica dele e uma vez ele disse que estaria nessa eleição em qualquer situação. Que não teria como tirá-lo, preso ou solto, condenado ou absolvido”.

E finalizou: “A presença dele (na eleição) não depende mais dele, depende de nós. Ele é o símbolo da luta popular”.

Campo obrigatório