Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Quero servir de exemplo, diz primeira vereadora trans a tomar posse

"Por si só a notícia já é uma vitória", comemorou Luísa Stern (PT)

Quero servir de exemplo, diz primeira vereadora trans a tomar posse
Notícias ao Minuto Brasil

05:30 - 09/03/18 por Notícias Ao Minuto

Política Rio Grande do Sul

A advogada transexual Luísa Stern (PT) tomou posse como vereadora de Porto Alegre nessa quarta-feira (7). Essa foi a primeira vez que uma transexual assumiu uma cadeira de vereadora na cidade.

Em entrevista, Luísa Stern disse que sua posse é uma vitória que pode servir de exemplo para outras pessoas trans a entrarem na política.

"Por si só a notícia já é uma vitória e certamente vai servir de exemplo para que outras pessoas saibam que elas também podem tentar e também podem conseguir", disse.

O feito foi possível por causa de um rodízio feito pelo Partido das Trabalhadores (PT) entre seus vereadores. Com isso, Luisa Stern assumirá a cadeira por três dias.

"O PT tem uma decisão para democratizar os exercícios dos mandatos proporcionando que suplentes, especialmente suplentes que representem minorias, possam assumir o cargo pelo menos uma vez durante a legislatura em datas simbólicas. Como o dia internacional da mulher, o dia da consciência negra e em outras datas que estejam associadas a área de militância de cada pessoa", explicou Luisa.

+ Fachin envia denúncia contra Lula e Dilma para Justiça Federal no DF

Filiada ao PT desde 1985, Luísa Stern é uma militante histórica dos direitos LGBT, das mulheres e dos direitos humanos.

"Por ser um estado muito machista essa conquista ainda é mais representativa e espero que sirva mais uma vez como exemplo para que outros lugares possam fazer a mesma coisa", completou.

Nascida em Porto Alegre, Luísa Stern obteve 523 votos nas últimas eleições e pôde assumir um lugar de suplente da bancada do PT. (Sputnik)

Campo obrigatório