Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alvo da Lava Jato tentou usar bitcoins para enviar dinheiro ao exterior

Operação Pão Nosso foi deflagrada nesta terça e investiga desvios na Secretaria de Administração Penitenciária do Rio

Alvo da Lava Jato tentou usar bitcoins para enviar dinheiro ao exterior
Notícias ao Minuto Brasil

14:32 - 13/03/18 por Folhapress

Política Força tarefa

Um dos alvos da Operação Pão Nosso, fase da Lava Jato do Rio deflagrada nesta terça-feira (13), usou bitcoins para enviar dinheiro para fora do país e tentar escapar da fiscalização, de acordo com a Receita Federal, que participou da investigação.  

A operação  apontou que foram gastos R$ 300 mil em quatro operações de compra da moeda virtual fora do Brasil no ano passado. O nome do suspeito não foi divulgado.  

"É uma novidade. Mostra que as pessoas estão tentando sofisticar de alguma forma, talvez voar abaixo do radar da Receita Federal, do Banco Central e do Coaf [Conselho de Controle de Atividades Financeiras]", disse o superintendente-adjunto regional da Receita, Luís Henrique Casemiro.   

Ele disse suspeitar de uma tentativa de mandar dinheiro para o exterior usando esse instrumento, que não é regulado na maior parte dos países.  

+ 'Eu me considero um inocente condenado e perseguido', afirma Lula

+ Cármen Lúcia diz que não vai se dobrar à pressão sobre prisão de Lula

Em novembro passado, o Banco Central divulgou um comunicado afirmando que as moedas virtuais não são emitidas nem garantidas por qualquer autoridade monetária e que não têm garantia de conversão para moedas soberanas, representando um risco para os detentores.    

REDE DE LAVAGEM  

A Operação Pão Nosso investiga desvios na Secretaria de Administração Penitenciária do Rio por meio de superfaturamento de contratos para o fornecimento de lanches em presídios. A Polícia Federal cumpriu mandados de prisão na manhã desta terça, incluindo os do ex-secretário César Rubens Carvalho e do delegado Marcelo Martins, que chefia a divisão de Polícia Especializada do estado.  

Outro alvo é o empresário Carlos Felipe Paiva, apontado como o nome por trás da organização social que tinha contrato com o governo estadual. Ele está em Portugal e não foi preso.  

O Ministério Público Federal suspeita que parte do dinheiro desviado tenha sido enviado para o exterior por meio de Sérgio Pinto, doleiro que já tinha sido alvo da Operação Farol da Colina, da PF. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório