Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

A senadores, Alckmin demonstra preocupação com candidaturas de centro

Durante a conversa, governador paulista apresentou o cenário nacional de alianças e apenas a parceria com o PPS foi dada como certa

A senadores, Alckmin demonstra preocupação com candidaturas de centro
Notícias ao Minuto Brasil

10:40 - 14/03/18 por Folhapress

Política São Paulo

Em conversa com senadores tucanos, o governador Geraldo Alckmin (SP), pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, demonstrou preocupação com a pulverização de candidaturas de centro.

Os votos do eleitorado de centro-direita podem ser disputados por ele com nomes como o senador Álvaro Dias (Pode-PR), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ou um candidato do governo. O MDB ainda estuda se o presidente Michel Temer disputará a reeleição ou se a legenda lançará um outro nome para concorrer ao cargo e defender o legado governista.

+ Cármen Lúcia recebe advogado de Lula nesta quarta-feira

No encontro, o governador paulista apresentou o cenário nacional de alianças e apenas a parceria com o PPS foi dada como certa. O PSDB busca ainda firmar acordo com um antigo aliado, o DEM, a quem pretende oferecer o cargo de vice.

Esse cenário é dificultado pelo fato de o Democratas ter lançado na semana passada o nome de Maia como pré-candidato. Contudo, tucanos ainda veem com desconfiança a disputa de Maia ao Palácio do Planalto. Uma possibilidade é que ele desista de concorrer ao cargo e tente reeleição à Câmara.

Outras legendas são cobiçadas pelo PSDB como PP e PR. Já o MDB é visto como caso perdido pela maioria, que dá como certa a candidatura de Temer à reeleição. Na avaliação dos presentes, o emedebista não tem nada a perder ao se lançar e a corrida eleitoral daria ainda uma sobrevida ao seu governo, enfraquecido por baixa taxa de popularidade e denúncias de corrupção.

De acordo com participantes do encontro, o governador evitou concordar com a leitura sobre eventual candidatura de Temer.

Presidente nacional do PSDB, Alckmin tem afirmado que as alianças só devem ser decididas em julho ou agosto, período das convenções partidárias. Ele deixa o governo paulista em 7 de abril, quando deve se mudar para Brasília e se dedicar integralmente à candidatura.

Nos próximos dias, ele se reúne com o presidente nacional do DEM, ACM Neto, para tratar de alianças. Neto estuda deixar a Prefeitura de Salvador para disputar o governo da Bahia ou se lançar vice na chapa com Alckmin. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório