Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lula e Bolsonaro estarão em Curitiba amanhã; protestos são aguardados

Ex-presidente escolheu encerrar caravana pelo Sul no país na capital paranaense, enquanto deputado desembarca na cidade a caminho de evento no interior

Lula e Bolsonaro estarão em Curitiba amanhã; protestos são aguardados
Notícias ao Minuto Brasil

12:59 - 27/03/18 por Folhapress

Política Tensão

Manifestantes programam para a próxima quarta-feira (28), em Curitiba (PR), atos a favor e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que encerra na cidade sua caravana pelo Sul do país. 

Pela manhã, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) estará na capital paranaense de passagem, a caminho de um evento em Ponta Grossa (a 115 km). Apoiadores do presidenciável querem promover uma recepção a ele no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 11h30, numa tentativa de contrapor a mobilização dos seguidores do petista.

Às 15h30, o MBL (Movimento Brasil Livre) programa uma carreata em oposição a Lula. A manifestação deve sair do estacionamento do Parque Barigui e chegar às 17h na praça 19 de Dezembro, no centro cívico. O local fica a menos de 1 km da praça Santos Andrade, onde apoiadores do ex-presidente irão se reunir no mesmo horário.

+ Moro manda recado para ministra que pode decidir habeas corpus de Lula

+ 'Não queremos bater, mas também não nascemos para apanhar', diz Lula

"A comunidade de Curitiba estará unida para mostrar que o maior zombador de nossa nação não é bem vindo em nossa cidade", diz o grupo em sua página no Facebook.

Lula escolheu a capital, símbolo da Operação Lava Jato, para encerrar uma caravana marcada por protestos contra ele, com conflitos entre manifestantes e bloqueios de rodovia. Nesse domingo (25), o ônibus do petista foi alvo de ovos e pedras. 

A Polícia Militar do Paraná afirma que o efetivo será reforçado para acompanhar as manifestações, mas que números não serão divulgados.

BOLSONARO

Uma convocação para o ato no aeroporto foi criada na internet pelo deputado federal paranaense Delegado Francischini (que é aliado de Bolsonaro e está se filiando ao novo partido dele, o PSL). O evento no Facebook contava mais de 1.600 presenças confirmadas até a tarde desta segunda-feira (26).

Francischini, em vídeo publicado também na rede social, diz que o grupo quer lotar o aeroporto para pedir para todo o Brasil a prisão de Lula. O parlamentar será anfitrião do pré-candidato nos compromissos no estado.

A previsão é que o presidenciável chegue a Ponta Grossa, onde haverá uma passeata em apoio à sua campanha ao Planalto, às 16h30. Como a viagem de carro entre as duas cidades demora cerca de duas horas, Bolsonaro deve ficar pouco tempo em Curitiba.

Segundo a assessoria de imprensa de Bolsonaro, ele desembarca no aeroporto e segue para Ponta Grossa. Ele não terá compromissos em Curitiba na quarta-feira nem irá a nenhum ato público.

Entusiastas de Bolsonaro lideraram atos de repúdio ao ex-presidente em algumas das cidades por onde ele passou na caravana, iniciada no dia 19, no Rio Grande do Sul.

O parlamentar, em vídeo postado na internet, diz cumprimentar o povo gaúcho pela recepção que deu a esse bandido, em suas palavras.

Na mesma gravação, Bolsonaro menciona seu pouso em Curitiba e afirma: "Vamos ver quem mais leva o povo na rua, de graça. Não estamos em campanha. Estamos andando pelo Brasil para mostrar que dessa vez a direita vai ser uma opção para o nosso Brasil". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório