Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cartilha debate importância de mais espaço para a mulher na política

Foi lançada hoje (18), no Congresso Nacional, uma cartilha que aborda a importância da participação de mais mulheres nos espaços de discussão política. A cartilha Mais Mulheres na Política (http://www12.senado.gov.br/senado/procuradoria/arquivos/livreto-mais-mulher-na-politica) tem por objetivo conscientizar a população, e principalmente os políticos, sobre a abertura de espaços para que as mulheres ocupem as cotas dos partidos e assumam seus mandatos.

Cartilha debate importância de mais espaço para a mulher na política
Notícias ao Minuto Brasil

23:33 - 18/03/14 por Agência Brasil

Política Congresso Nacional

"Nós queremos que os espaços nos partidos políticos sejam ampliados. Que as mulheres possam ocupar espaços de poder nas executivas dos partidos políticos. Nós queremos que a estrutura dos partidos políticos favoreça as mulheres em questões como horários de reunião, até creche em convenções partidárias para que as mulheres possam participar", disse a coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG).

Segunda a publicação, há um "grave problema de sub-representação feminina" nos espaços políticos, que precisa ser modificado. Para tanto, diz o texto, é necessária uma reforma política que "leve em conta políticas afirmativas e regras mais eficientes", para garantir "condições efetivas de sucesso para as candidaturas femininas".

Por lei, desde 2010 os partidos políticos são obrigado a preencherem 30% das vagas com candidaturas femininas. Mesmo assim, dos 81 senadores, apenas oito são mulheres, e dos 513 deputados só 44 são do sexo feminino.



A cartilha é uma iniciativa conjunta do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e da bancada feminina no Congresso Nacional.

Campo obrigatório