Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Investigação revela que Cabral usou aeronave do Estado já fora do cargo

Informação foi dada por piloto ligado à Subsecretaria Militar, durante depoimento ao Ministério Público

Investigação revela que Cabral usou aeronave do Estado já fora do cargo
Notícias ao Minuto Brasil

09:51 - 23/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Crime

Investigação do Ministério Público revelou um prejuízo de cerca de R$ 20 milhões aos cofres do Rio de Janeiro, em decorrência de pelo menos 2.281 voos privados, realizados pelo então governador Sérgio Cabral e por sua família, em aeronaves do estado. A apuração rendeu mais uma denúncia contra Cabral e sua mulher, Adriana Ancelmo, acusados de peculato.

No entanto, de acordo com a Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (23), Cabral utilizou o helicóptero do governo, para uso particular, mesmo após ter deixado o cargo.

A informação foi dada, segundo o jornal, por um dos 19 pilotos e copilotos ligados à Subsecretaria Militar ouvidos pelos investigadores. 

"Cheguei a pilotar o helicóptero Agusta quando o governador já era [Luiz Fernando] Pezão, tendo o ex-governador Sérgio Cabral, na condição de cidadão comum, voado para sua casa de veraneio em Mangaratiba", diz um dos depoimentos.

+ Marcos Valério: 'As facções criminosas estão dentro dos partidos'

As planilhas de controle de uso das aeronaves do Estado, publicadas na internet desde agosto de 2013, não mostram o nome de Cabral entre os passageiros após abril de 2014. Procurada, a assessoria do governo fluminense afirmou que não localizou o voo relatado pelo piloto. Já a defesa de Cabral não comentou o caso.

O promotor Cláudio Calo, responsável pelo caso, enviou as investigações para o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, e para a Procuradoria-Geral da República para avaliar eventual apuração sobre a conduta do governador Pezão.

Campo obrigatório