Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Deputados vão processar juíza que impediu visita de comissão a Lula

"O Poder Legislativo tem autonomia e jamais uma magistrada de primeira instância poderia contrariá-la", disse o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta

Deputados vão processar juíza que impediu visita de comissão a Lula
Notícias ao Minuto Brasil

15:07 - 24/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Abuso

Deputados do PT anunciaram, nesta terça-feira (24), em Curitiba, que vão impetrar mandado de segurança contra a juíza da Vara de Execuções Penais, Carolina Moura Lebbos, que impediu uma comissão da Câmara dos Deputados de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na superintendência da Polícia Federal, nesta terça-feira (24).

Lula está detido no local, desde o último dia 7, por ordem do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância. O magistrado também proibiu que ele receba a visita de amigos. Apenas advogados e familiares estão autorizados a ver o petista.

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

“Eu fico me perguntando o que essa juíza quer com essas atitudes de impedir as visitas legais ao ex-presidente Lula. Ela já comprou briga com a igreja católica, ao não permitir que o frei Leonardo Boff prestasse conforto espiritual ao presidente Lula. Impediu o conforto religioso, mostrando hostilidade com a igreja”, destacou o deputado Wadih Lula Damous.

+ PF pede transferência de Lula e diz que já gastou R$ 150 mil com prisão

O parlamentar ainda lembrou que Carolina Lebbos também barrou a entrada de nove governadores que queriam visitar o presidente Lula e impediu a presença do prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.

O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, reforçou o discurso. “Ela proibiu o acesso de deputados, de uma comissão oficialmente constituída pelo presidente da Câmara dos Deputados. O Poder Legislativo tem autonomia e jamais uma juíza de primeira instância poderia contrariá-la. A juíza rasgou a Constituição e violou as prerrogativas de poder", criticou ele, à porta da superintendência.

Ainda segundo ele, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, será comunicado sobre o fato, para que possa "tomar as providências políticas".

Os deputados foram informados pelo superintendente da PF sobre o despacho da juíza impedindo a visita.

Campo obrigatório