Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Temer recua em anúncio e decide dar reajuste maior ao Bolsa Família

Aumento médio do programa social deve ficar entre 5% e 6%, maior que os 3% inicialmente discutidos

Temer recua em anúncio e decide dar reajuste maior ao Bolsa Família
Notícias ao Minuto Brasil

20:33 - 27/04/18 por Notícias Ao Minuto

Política Benefício

Sob pressão da equipe política, o presidente Michel Temer alterou nesta sexta-feira (27) a previsão inicial e decidiu conceder um reajuste maior ao Bolsa Família. Em reunião, no Palácio do Alvorada, ele definiu que o aumento médio do programa social deve ficar entre 5% e 6%, maior que os 3% inicialmente discutidos. A inflação do ano passado ficou em 2,95%.

O Palácio do Planalto temia que uma simples correção inflacionária pudesse ser usada por candidatos adversários como argumento de que o MDB faz pouco pela área social. No ano passado, o programa social não teve reajuste.Em busca de uma agenda positiva, o presidente chegou a afirmar que o aumento seria anunciado nesta sexta-feira (27).

Na reunião, contudo, ele recuou e preferiu deixar a divulgação para a terça-feira (1), Dia do Trabalhador.O valor maior é uma tentativa do Palácio do Planalto de construir uma marca social em ano eleitoral.

+ Defesa pede a Moro desbloqueio de bens de Lula

Com uma reprovação de 70%, o presidente articula uma candidatura à reeleição para ficar em evidência e evitar que seu mandato perca apoios político e econômico antes do final do ano.O anúncio do reajuste do Bolsa Família faz parte do pacote eleitoral montado pelo Palácio do Planalto para tentar viabilizar pelo menos o presidente como um fiador do processo eleitoral.

O anúncio do reajuste deste ano estava previsto para março, mas foi atrasado por uma queda de braço entre as equipes econômica e política do governo.O Planejamento defendeu no início do ano que não houvesse aumento. Já o Desenvolvimento Social queria reajuste entre 5% e 10%. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório