Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lula usa e-mails de Odebrecht e FHC para contestar ação sobre instituto

Denúncia apura doações feitas por empreiteiras investigadas na Lava Jato ao Instituto Lula

Lula usa e-mails de Odebrecht e FHC para contestar ação sobre instituto
Notícias ao Minuto Brasil

05:55 - 02/05/18 por Notícias Ao Minuto

Política Lava Jato

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anexaram, na segunda-feira (30), nove e-mails de Marcelo Odebrecht ao processo sobre a compra de um terreno para o Instituto Lula. A defesa acredita que as mensagens contestam os depoimentos do empreiteiro e podem ajudar a rebater uma acusação do Ministério Público, que afirma que as doações feitas ao Instituto por empresas investigadas na Lava Jato são ilegais.

Como apurado pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, dos nove e-mails, cinco se referem a contribuições ao instituto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que atualmente é uma fundação. Foram encontrados dois e-mails do FHC, de 2010, pedindo doações a Marcelo.

+ 25 integrantes do Judiciário e do MP veem crime em atos de Lula

A defesa quer comprovar que contribuições para entidades como a de Lula e FHC são legítimas.

Os outros quatro e-mails contestariam um depoimento de Marcelo Odebrecht. Eles são relacionados a Branislav Kontic, braço-direito do ex-ministro Antonio Palocci, que é associado a pagamentos que teriam sido feitos a Lula.

As mensagens foram recuperadas pela defesa de Lula e entregues ao juiz Sérgio Moro, que pediu 15 dias para análise do conteúdo.

Campo obrigatório