Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Com morte de deputado, Câmara fará eleição para secretaria

Rômulo Gouveia, do PSD, sofreu um infarto neste domingo (13)

Com morte de deputado, Câmara fará eleição para secretaria
Notícias ao Minuto Brasil

17:21 - 14/05/18 por Notícias Ao Minuto

Política Direção

Com a morte do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), ocorrida neste domingo (13), na Paraíba, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados fará nova eleição para a 4ª Secretária da Casa. Gouveia estava no cargo desde fevereiro do ano passado. A eleição deve ocorrer no prazo de até cinco sessões do plenário. As informações são da Agência Brasil.

A Quarta Secretaria é a responsável pela supervisão e distribuição das unidades residenciais destinadas aos deputados; propor à direção da Casa a compra, venda, construção e locação de imóveis e o encaminhamento à Diretoria-Geral de pedidos de concessão de auxílio-moradia aos deputados que não residem em imóveis funcionais.

A Mesa Diretora da Câmara é formada pela presidência, dois vice-presidentes e quatro secretarias. O mandato dos ocupantes de cargos na mesa é de dois anos.

+ STF abre edital para contratar escolta armada para Fachin

Segundo a Secretaria-Geral da Câmara, apesar dos secretários da Casa terem suplentes, em caso de falecimento do titular o regimento estabelece que deve ser realizada nova eleição. O suplente de Rômulo Gouveia é o deputado Carlos Manato (SD-ES), mas a ele só é atribuída a substituição temporária do secretário em sessões do plenário ou reuniões da mesa diretora.

O PSD, partido do qual Gouveia fazia parte, deverá indicar o candidato para a quarta secretaria, conforme acordo firmado com outros partidos que integram o bloco que elegeu Gouveia. Outras legendas também poderão fazer indicação de forma independente. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório