Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rodrigo Maia convoca deputados a retornar a Brasília

Presidente da Câmara já havia anunciado que tentaria realizar uma sessão no início desta semana

Rodrigo Maia convoca deputados a retornar a Brasília
Notícias ao Minuto Brasil

15:04 - 27/05/18 por Folhapress

Política Convocação

Diante da crise de desabastecimento em todo o país, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), enviou mensagem aos deputados neste domingo (27), cobrando que os parlamentares estejam em Brasília nesta segunda-feira (28).

É raro haver votações às segundas-feiras, mas, por causa do feriado de Corpus Christi, Maia já havia anunciado que tentaria realizar uma sessão no início desta semana.

+ Saiba a opinião de cada um dos presidenciáveis sobre a greve

Temer está em reunião com dez ministros neste domingo em busca de soluções para a crise.

"O Brasil passa por uma crise profunda. É fundamental que, neste momento, a Câmara dos Deputados esteja atenta e pronta para colaborar com soluções para os graves problemas enfrentados pelo país", diz Maia na mensagem.

"É indispensável que todas e todos, sem exceção, empenhem-se para estar em Brasília a partir de amanhã [segunda-feira]. Contamos com seu apoio para garantir plenas condições de deliberação durante os próximos dias", afirma o presidente da Câmara.

A aliados, o presidente Michel Temer tem se queixado da postura de Maia durante a crise.

Em busca de protagonismo, Maia juntou-se ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e, juntos, eles anunciaram na segunda-feira (21) uma comissão para discutir a escalada de preços dos combustíveis.

Ao longo da semana, Maia fez críticas e cobranças ao Palácio do Planalto e incluiu no projeto de reoneração da folha de pagamento de alguns setores um artigo que zera as alíquotas de PIS e Cofins do diesel até o final do ano.

Baseado em um cálculo irreal de frustração de receitas, Maia fez a Câmara aprovar o texto, que agora está no Senado.

Depois de admitir o erro, Rodrigo Maia passou a cobrar que o governo zerasse as alíquotas de PIS/Cofins do diesel por conta própria.

Até o momento, o governo se comprometeu apenas com a isenção da Cide e com a redução temporária do preço do diesel. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório