Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lava Jato vê 'estranheza' em decisão de Gilmar de soltar ex-Dersa

'Queremos que a justiça seja feita', diz procuradora Adriana Scordamaglia

Lava Jato vê 'estranheza' em decisão de Gilmar de soltar ex-Dersa
Notícias ao Minuto Brasil

05:35 - 31/05/18 por Estadao Conteudo

Política Habeas Corpus

A procuradora da força-tarefa da Lava Jato de São Paulo Adriana Scordamaglia afirmou ver com "estranheza" o habeas corpus dado pelo ministro Gilmar Mendes ao engenheiro Paulo Vieira de Souza, apontado com operador do PSDB, sua filha, Tatiana Arana de Souza, e Geraldo Casas Vilela, ex-diretor de Assentamentos da Dersa.

Os três foram presos nesta quarta-feira, 30, por ordem da juíza Maria Isabel do Prado, da 5.ª Vara Criminal Federal de São Paulo, e soltos apenas 12 horas depois pelo ministro do STF. Eles são acusados de desvios de R$ 7,7 milhões da Dersa em reassentamentos no âmbito das obras do Rodoanel Trecho Sul.

Scordamaglia reiterou ver risco às testemunhas envolvidas no processo. "Na minha visão, sim, e com toda a certeza. O ministro Gilmar Mendes diz que só testemunhas de defesa seriam ouvidas agora, e isso não é verdade. Serão ouvidas testemunhas arroladas pela acusação em breve."

Gilmar soltou o operador do PSDB, sua filha e Casas Vilela ainda quando transcorria a audiência de custódia na Justiça Federal em São Paulo. A procuradora relata que a reação dos réus à notícia sobre o habeas foi "obviamente de felicidade".

+ Segurança diz que Lula esteve em Atibaia em 72 finais de semana

"É uma audiência que todos que dela participaram e dela tomarem conhecimento vão se lembrar pelo resto da vida, porque é uma audiência sui generis a qual foi atropelada ao seu final com uma liberdade concedida pela última instância havendo também supressão das instâncias, já que tem o tribunal e o STF é a última instância que os réus devem recorrer", afirmou.

"Nós só cumprimos o nosso papel, não vamos esmorecer com decisões como essa, porque queremos que a justiça seja feita, é só isso. E gostaríamos de poder trabalhar com nossos direitos assegurados e com a credibilidade daquilo que escrevemos", disse Adriana Scordamaglia. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório