Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dilma: Lula discutiu comigo como está sendo a destruição da Petrobras

Ex-presidente contou a jornalistas que a situação da Petrobras foi uma das pautas de discussão entre os petistas durante visita a Lula

Dilma: Lula discutiu comigo como está sendo a destruição da Petrobras
Notícias ao Minuto Brasil

19:05 - 31/05/18 por Estadao Conteudo

Política Visita

Na saída da visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (31), a também ex-presidente Dilma Rousseff contou a jornalistas que a situação da Petrobras foi uma das pautas de discussão entre os petistas. Lula foi condenado e está preso desde o mês passado, na sede da Polícia Federal em Curitiba (PR). "Lula discutiu comigo como está sendo a destruição da maior empresa estatal brasileira", afirmou.

Dilma destacou algumas diferenças entre as políticas de preço que são adotadas atualmente para o petróleo, de livre mercado, e as definidas em seu governo, consideradas mais restritivas.

+ Após fala de apóstolo, Bolsonaro diz que também é contra o ódio

"Se você deixar os preços fluírem de acordo com o andamento do mercado, você tem vários fatores que influenciam", disse a ex-presidente. Dentre estes fatores, ela citou as tensões nos acordos firmados entre os Estados Unidos e o Irã, e a queda na produção da Venezuela que, segundo Dilma, já esteve em 2,5 milhões de barris por dia e agora está em 1,5 milhão de barris por dia.

Os ajustes nas taxas de juros norte-americanos, que fazem com que o dólar suba, configuram outra justificativa para que o "petróleo brasileiro não seja dolarizado", afirmou Dilma. A petista ainda criticou "o processo de privatização do refino" e acredita que esta seja uma ferramenta para "abrir o mercado brasileiro desnecessariamente à importação de petróleo".

Além disso, Dilma acrescentou que Lula está indignado e lembra de feitos importantes realizados no governo do PT, como a exploração do pré-sal e a "ampliação das refinarias", para se manter confiante em meio à situação adversa em que se encontra. Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório