Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Pesquisa: Alckmin é preferido de investidores, mas considerado inviável

Resultado reflete a opinião de formadores de opinião do mercado financeiro

Pesquisa: Alckmin é preferido de investidores, mas considerado inviável
Notícias ao Minuto Brasil

13:01 - 07/06/18 por Folhapress

Política Eleições

Uma sondagem da XP Investimentos com 204 investidores em 4 e 5 de junho mostra que a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência é vista como a mais atraente para o mercado, se não fosse inviável.

Alckmin trocou de lugar com Jair Bolsonaro (PSL): em abril, 48% achavam que o tucano venceria a eleição presidencial, parcela que caiu a 31%. O deputado era a aposta de vitória de 29% e agora lidera, com 48%.

O ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) saiu de 1% para 13% de chances de vitória. A ex-senadora Marina Silva (Rede) foi de 3% para 5%.

Entre esses investidores, 45% acham que o segundo turno será entre Bolsonaro e Ciro - a mesma fatia apostava que seria o capitão da reserva contra Alckmin em abril.

+ Marina diz que não será vice na chapa de Alckmin: 'De jeito nenhum'

A amostra contou "com as principais instituições do mercado financeiro brasileiro, com uma representação equivalente a mais de 50% dos recursos sob gestão dentro do setor", diz a XP.

O resultado reflete a opinião de formadores de opinião do mercado financeiro, que expressam confiança na eventual gestão de Alckmin, que tem o economista Persio Arida à frente de seu programa de governo, mas desconfiam de sua viabilidade.

Segundo a pesquisa da XP, a vitória de Alckmin provocaria uma melhora do Ibovespa para 97% dos entrevistados e um câmbio abaixo de R$ 3,40 para 73%.

O juro básico ficaria em no máximo 7% até o final de 2019 para 41% dos entrevistados; 22% apostam que a Selic seria superior a 8%.

Eventual eleição de Bolsonaro não causa pânico a esses investidores. Em abril 41% achavam que o Ibovespa avançaria do patamar atual. Hoje 49% pensam assim e 21% preveem estabilidade.

Os juros, sob Bolsonaro, aumentariam em 2019, creem 77% dos quais 44% apontam uma Selic de ao menos 8%.

A taxa de juro básico está hoje em 6,5% ao ano.

Sob Ciro, 99% desses investidores acham que o Ibovespa recuaria, 80% dizem que o câmbio brasileiro se desvalorizaria para um patamar superior a R$ 4 frente ao dólar. A Selic ficaria acima de 8% para 63%. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório