Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fernando Henrique presta depoimento como testemunha de defesa de Lula

Ex-presidente foi ouvido pelo juiz Sérgio Moro dentro das investigações sobre o sítio de Atibaia

Fernando Henrique presta depoimento como testemunha de defesa de Lula
Notícias ao Minuto Brasil

13:05 - 11/06/18 por Notícias Ao Minuto

Política Videoconferência

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prestou depoimento como testemunha de defesa de Lula, nesta segunda-feira (11), dentro das investigações sobre o sítio de Atibaia. Ele foi ouvido pelo juiz Sérgio Moro, por meio de videoconferência, a partir do fórum da Justiça Federal em São Paulo.

As audiências referentes ao inquérito foram retomadas em maio. Entre as pessoas já ouvidas pelo magistrado estão o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e o ex-ministro do governo petista Gilberto Carvalho.

O ex-presidente é réu no processo pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na denúncia, o Ministério Público Federal (MPF) acusa o petista de estruturar, orientar e comandar esquema ilícito de pagamento de propina em benefício de partidos, políticos e funcionários públicos.

+ Bolsonaro defendeu esterilização de pobres em discursos passados

A força-tarefa da Lava Jato sustenta ainda que Lula, quando era presidente, nomeou diretores da Petrobras para praticar crimes em benefício das empreiteiras Odebrecht e OAS. Em troca, recebeu propina das construtoras de forma disfarçada por meio de obras feitas no sítio. O ex-presidente nega as acusações.

Segundo o portal G1, foram arroladas mais de 130 pessoas pelas defesas dos réus. A ex-presidente Dilma Rousseff também prestará depoimento, no dia 25 de junho, também por videoconferência, a partir de Porto Alegre.

Campo obrigatório