Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

STJ restringe foro especial de governadores

Decisão segue determinação do STF, que delimitou em maio foro especial de parlamentares

STJ restringe foro especial de governadores
Notícias ao Minuto Brasil

19:58 - 20/06/18 por Folhapress

Política Justiça

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu nesta quarta-feira (20) restringir o foro especial de governadores e de conselheiros de tribunais de contas para crimes cometidos no cargo e em função dele.

O tribunal não definiu ainda a extensão do foro especial para outras autoridades processadas no STJ, como desembargadores.

A decisão vai na esteira do que ficou definido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em maio, que delimitou o foro especial de deputados e senadores.

O julgamento no STJ havia sido suspenso devido a pedidos de vista (mais tempo para analisar o caso) e foi retomado nesta quarta com o voto do ministro Félix Fischer.

Os ministros vão analisar cada caso para definir o que deve ser remetido à primeira instância.

A decisão foi tomada enquanto os magistrados julgavam um processo envolvendo conselheiro de Tribunal de Contas do Distrito Federal. Ao final, os ministros deliberaram e estenderam o entendimento aos governadores.

+ STF autoriza Polícia Federal a fechar acordos de delação premiada

A situação do foro de desembargadores e integrantes do Ministério Público será analisada em outro momento. Os ministros ainda não chegaram a um acordo sobre esses pontos, e, por isso, decidiram pautar os outros casos que já tinham entendimento, apurou a reportagem.

A decisão foi tomada na Corte Especial do STJ, composta pelos 15 magistrados mais antigos dentre os 33 do tribunal. Dez magistrados participaram do julgamento.

Votaram para restringir o foro de governador e de conselheiro os ministros Mauro Campbell, relator, Og Fernandes, Nancy Andrighi, Humberto Martins, Herman Benjamin, Jorge Mussi, João Otávio Noronha, Maria Thereza de Assis e Luís Felipe Salomão, além de Fischer.

O tema começou a ser analisado em maio, depois do julgamento do STF.

"Não é nova a atuação desta corte no sentido de se alinhar à posição do Supremo", disse o ministro Luís Felipe Salomão.

Antes mesmo da decisão da Corte Especial, que julga as autoridades no STJ, Salomão enviou para a primeira instância da Paraíba uma ação penal contra o atual governador Ricardo Coutinho (PSB) por supostos crimes praticados antes de assumir o cargo.

Com isso, Salomão deu início ao movimento para tirar da corte os processos contra autoridades que não se adequam às novas regras do STF para foro especial.

Para a ministra Nancy Andrighi, a restrição é fundamental "para garantir a máxima de que o foro protege o cargo e não a pessoa". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório