Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líder conversa com PMDB para escolher presidente da CPI da Petrobras

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), vai passar o feriado do Dia do Trabalho em Brasília conversando com seus colegas de partido sobre as indicações para a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades na Petrobras. Além do presidente, o PMDB terá direito de indicar mais três membros para a comissão.

Líder conversa com PMDB para escolher presidente da CPI da Petrobras
Notícias ao Minuto Brasil

20:25 - 30/04/14 por Agência Brasil

Política Dia do Trabalho

Eunício já tem em mente a pessoa que considera ideal para a presidência da CPI, uma vez que o cargo caberá ao PMDB, por ter a maior bancada da Casa. “Eu já tenho o nome, mas eu quero consultar a pessoa para saber se ele aceita. Não posso anunciar o nome antes de saber se a pessoa vai aceitar a indicação”, disse hoje à Agência Brasil. O PMDB podia escolher entre a presidência e a relatoria e optou pela primeira.

Por ter a segunda maior bancada no Senado, o PT terá o direito de indicar o relator da CPI. Mais cedo, o líder do partido, senador Humberto Costa (PE), anunciou que o cargo ficará com o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE). O partido já tinha se antecipado à possibilidade de o PMDB presidir os trabalhos da comissão e, por isso, o nome de José Pimentel para a relatoria já estava definido.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu prazo até a próxima terça-feira (6) para que os partidos indiquem seus representantes na CPI da Petrobras. O PTB terá Gim Argello (DF) e o PR escolheu Antônio Carlos Rodrigues (SP). Pelo PT, os indicados serão o próprio líder Humberto Costa (PE) e Aníbal Diniz (AC), além do relator José Pimentel. O PSDB indicará Mário Couto (PA) e Álvaro Dias (PR).

Os nomes de oito membros que ainda faltam ser indicados devem surgir até o início da semana. A CPI da Petrobras vai investigar quatro denúncias de má gestão da companhia. Entre os principais pontos estará a compra da Refinaria de Passadena, nos Estados Unidos, que, segundo denúncia, foi comprada por valor muito acima do de mercado.

Campo obrigatório