Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

STJ envia ação contra Pimentel para Justiça Eleitoral de MG

Processo faz parte da Operação Acrônimo, que investiga esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais

STJ envia ação contra Pimentel para Justiça Eleitoral de MG
Notícias ao Minuto Brasil

22:44 - 27/06/18 por Notícias Ao Minuto

Política Restrição

O ministro Herman Benjamin enviou uma ação penal contra o governador Fernando Pimentel (PT) à Justiça Eleitoral de Minas Gerais nessa terça-feira (26). O processo faz parte da Operação Acrônimo, que investiga esquemas de lavagem de dinheiro por meio de serviços de gráficas e agências de comunicação em campanhas eleitorais.

Segundo o G1, Pimentel é suspeito de ter utilizado uma gráfica durante a campanha eleitoral de 2014 e não ter declarado valores, além de receber "vantagens indevidas".

O governador de Minas também está sendo investigado por suposto tráfico de influência quando era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cargo que ocupou entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014.

+ Moro determina que PF providencie escolta para depoimento de Lula

De acordo com a denúncia, Pimentel intermediou a contratação de um empréstimo pela construtora JHSF com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A empresa é a responsável pelo aeroporto Catarina, em São Roque, na Região Metropolitana de São Paulo. O valor obtido com o banco teria sido usado para compensar Pimentel pelo lobby feito para que o grupo operasse no aeroporto.

O governador nega as acusações.

A transferência da ação para a Justiça Eleitoral atende à decisão sobre restrição de foro, que diz que o TSJ só deve julgar governadores em crimes cometidos durante o mandato e relacionados ao exercício do cargo. Segundo o advogado de Pimentel, Eugênio Pacelli, a transferência do processo para o estado atende a um pedido da defesa.

Ainda não há prazo para que a Justiça Eleitoral em Minas Gerais analise a ação penal. 

Campo obrigatório