Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Alckmin elogia liberação do porte de armas para guardas municipais

Declaração foi dada em Campo Grande

Alckmin elogia liberação do porte de armas para guardas municipais
Notícias ao Minuto Brasil

21:37 - 30/06/18 por Folhapress

Política em campo grande

Após admitir facilitar o porte de armas no campo, o pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin, elogiou neste sábado (30) a decisão do Supremo Tribunal Federal de liberar o porte de armas para guardas municipais em cidades com até 50 mil habitantes.

Em Campo Grande (MS), o tucano detalhou diretrizes de seu programa de governo para a segurança pública e focou o seu discurso no combate ao contrabando. Para Alckmin, é preciso integrar programas nacionais de segurança com os municípios.

Leia também: Moro já escolheu candidato à Presidência em 2018, diz coluna

"A luta contra o crime é territorial, por isso as prefeituras são fundamentais nesse trabalho", afirmou Alckmin em referência à decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes desta sexta (29) de liberar o porte de armas em tempo integral para guardas-civis em todos os municípios até que o Supremo julgue o caso em definitivo.

O ex-governador de São Paulo defendeu legislação penal mais dura e citou o programa "tolerância zero", instalado na década de 1990 em Nova York (EUA) e que impunha punições automáticas para qualquer tipo de infração.

"Quero trazer as prefeituras para serem parceiras do governo federal na segurança", disse.

Em maio, o tucano afirmou ser favorável a liberar o porte de arma para o cidadão no campo. A declaração aconteceu em meio à adesão de setores rurais à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro (PSL).

Alckmin definiu como o tripé de seu plano de segurança "gente, gestão e tecnologia". Ele afirmou que pretende criar uma agência nacional para unir as inteligências das polícias Federal e estaduais e das Forças Armadas.

Segundo o e ex-governador, o governo federal é omisso no combate ao contrabando.

"Todo mundo sabe por onde entra o contrabando. Como não faz nada? Estamos perdendo emprego com produto falsificado", disse. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório