Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente do PSL pede que filiados não espalhem notícias falsas

Em comunicado, Bebianno diz que fake news podem provocar cassação de candidatura

Presidente do PSL pede que filiados não espalhem notícias falsas
Notícias ao Minuto Brasil

18:32 - 16/07/18 por Folhapress

Política Partidos

O presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, pediu que os integrantes do partido evitem divulgar notícias falsas no período eleitoral.

Em comunicado a filiados, o dirigente da sigla de Jair Bolsonaro declarou que a disseminação de fake news pode provocar até a cassação de registros de candidaturas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"As fake news podem ter graves implicações, tanto na área cível quanto nas esferas criminal e eleitoral, podendo causar graves danos morais, materiais e de ordem patrimonial, podendo gerar até mesmo a cassação do registro de candidatura, conforme diversas manifestações do TSE", afirma.

No documento, assinado no dia 3 de julho, Bebianno declara que "as informações precisam necessariamente ter a sua autenticidade checada" antes de divulgação em emails e redes sociais.

O presidente do PSL, que é advogado de Bolsonaro, recomenda a verificação das fontes da notícia, a confirmação da autoria e a checagem das informações "em múltiplos veículos da mídia".

A cúpula da campanha de Bolsonaro teme que a divulgação de notícias falsas por integrantes do PSL prejudique a candidatura da sigla ao Palácio do Planalto.

Em junho, o presidente do TSE, Luiz Fux, disse que uma eleição pode ser anulada se o resultado da disputa tiver influência de notícias falsas difundidas "de forma massiva".

"Já existem diversos processos em andamento na Justiça brasileira contra candidatos e partidos em função da divulgação e reprodução de notícias falsas", diz o documento do PSL.

O próprio Bolsonaro costuma usar o argumento das notícias falsas para fazer críticas à imprensa. Com frequência, o presidenciável acusa veículos de comunicação de publicar fake news. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório