Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Meirelles acena com vice ao PRB e aposta em racha do centrão

Sua avaliação é de que o cenário mudou

Meirelles acena com vice ao PRB e aposta em racha do centrão
Notícias ao Minuto Brasil

14:32 - 18/07/18 por Folhapress

Política Cenário

O pré-candidato do MDB ao Planalto, Henrique Meirelles, se encontrou nesta quarta-feira (18) em Brasília com o presidente do PRB, Marcos Pereira, para tentar convencê-lo a compor sua chapa na disputa de outubro.

Aliados afirmam que Meirelles sinalizou com a vaga de vice ao PRB caso a sigla aceite apoiá-lo. Com apenas 1% nas pesquisas, o pré-candidato não tem nenhum partido na sua coligação e enfrenta dificuldades para costurar acordos, principalmente por ser identificado como nome do governo mais impopular da história -o presidente Michel Temer é reprovado por 82% da população, segundo o Datafolha.

+ General Augusto Heleno afirma que não será vice de Bolsonaro

Meirelles também marcou de se encontrar com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), nesta quarta, em Brasília.

O ex-ministro da Fazenda já havia conversado com Pereira em outras ocasiões, sem resultados concretos, mas decidiu fazer nova investida esta semana, na reta final das negociações.

Sua avaliação é de que o cenário mudou e agora é provável que o centrão termine rachado. Dessa forma, investe na conquista de algum partido do grupo no varejo.

O bloco -composto por DEM, PP, Solidaridade, PRB e PR- inicialmente havia decidido caminhar junto no apoio a um nome ao Planalto, mas hoje está dividido entre Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

O PRB está mais inclinado ao tucano, mas Meirelles aposta no discurso de que Alckmin também não deslancha -tem até 7%-, com o passivo de já ter sido governador de São Paulo e ter disputado eleição presidencial.

Já o PP tem inclinação a Ciro Gomes e dificilmente se aliaria ao MDB nesse momento. O partido, porém, tem cargos no governo Temer e já recebeu recados de que o presidente "não ficará feliz" caso a sigla fechasse acordo com Ciro. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório