Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

De olho no voto feminino, Ciro promete recriar Secretaria das Mulheres

Enfoque faz parte de um esforço do candidato de melhorar sua imagem entre as mulheres, que constituem a maior parte (52%) do eleitorado brasileiro

De olho no voto feminino, Ciro promete recriar Secretaria das Mulheres
Notícias ao Minuto Brasil

13:42 - 11/08/18 por Folhapress

Política campanha

O rascunho do programa de governo apresentado pelo candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, nesta sexta-feira (10), traz três páginas de propostas para as mulheres, entre elas a recriação da Secretaria das Mulheres e a "eliminação do uso de material de ensino e educação estereotipados".

O enfoque faz parte de um esforço da campanha de Ciro de melhorar sua imagem entre as mulheres, que constituem a maior parte (52%) do eleitorado brasileiro. Ele e Jair Bolsonaro (PSL) são os dois candidatos com pior performance, nas pesquisas de intenções de votos, entre as mulheres, na comparação com os homens.

Ciro ainda tenta desconstruir a imagem de machista atribuída a ele desde que, na campanha ao Planalto em 2002, ele respondeu, em entrevista, que um dos papéis na campanha eleitoral de sua então mulher, a atriz Patrícia Pillar, era dormir com ele.

Em junho, o presidente Michel Temer transferiu a Secretaria das Mulheres -que foi um ministério no governo Dilma Rousseff e estava vinculada à Secretaria de Governo-, para o Ministério dos Direitos Humanos.

A campanha de Ciro não confirma se a secretaria teria novamente status de ministério num eventual governo do PDT, já que a estrutura de governo ainda está sendo desenhada, mas diz que a ideia é dar mais força a ela.

+ Aprendi com você a cumprir a palavra, diz Doria a Alckmin em evento

O plano também traz a diretriz de eliminar o uso de material de ensino e educação que "reforce o papel da mulher como menos apta ao mundo da produção ou mais apta à esfera doméstica". Entre as propostas, está ainda o aumento do número de vagas disponíveis em creches.

O rascunho do programa não menciona a palavra "aborto", e apenas diz que Ciro terá como meta a "garantia de condições legais e de recursos para a interrupção da gravidez quando ocorrer de forma legal, combatendo a criminalização das mulheres atendidas nos pontos de atendimento na saúde".

Em entrevista à Folha de S.Paulo na última semana, a candidata a vice de Ciro, a senadora Kátia Abreu, disse que "todas as mulheres e homens do Brasil são contra o aborto". No dia seguinte, Ciro disse que os dois tinham posições diferentes sobre o tema.

PRÉ-SAL E EMBRAER

O rascunho traz ainda a promessa de recomprar, com as devidas indenizações, "todos os campos de petróleo brasileiro vendidos ao exterior pelo governo Temer", a Eletrobras e a Embraer –caso suas vendas sejam efetivadas.

O governo previa realizar no final de novembro um leilão de áreas para exploração de petróleo no pré-sal, mas o Senado deve engavetar até as eleições o projeto que autoriza a Petrobras a negociar essas áreas. O Senado também não deve votar até outubro o projeto que viabiliza a venda de distribuidoras da Eletrobras.

Na área de defesa, duas das diretrizes são "trabalhar contra a instalação de bases militares de potências externas" na América do Sul e "não tolerar a compra por estrangeiros de ativos que compõem ou apoiam nosso complexo industrial de defesa".

Outras propostas são a criação da Polícia de Fronteiras e de um "sistema ágil de investigação" sobre lavagem de dinheiro que incluiria a Polícia Federal, a Receita Federal e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). O programa prevê a concessão de incentivos aos estados que cederem policiais para os quadros da Força Nacional de Segurança Pública por um ano. Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório