Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maluf tenta adiar decisão da Câmara sobre cassação de mandato

Mesa Diretora tem uma reunião agendada para esta terça-feira (14), em que deve discutir o caso

Maluf tenta adiar decisão da Câmara sobre cassação de mandato
Notícias ao Minuto Brasil

12:17 - 13/08/18 por Notícias Ao Minuto

Política Apelo

Pessoas próximas ao deputado Paulo Maluf (PP) pediram a parlamentares da Câmara que esperem "pelo menos 15 dias" para decidir sobre a cassação do mandato de Maluf, que cumpre prisão domiciliar em São Paulo.

O afastamento do político seria abordado pela Mesa Diretora na semana passada, mas os deputados Andre Fufuca (do mesmo partido de Maluf) e Fabio Ramalho (MDB) pediram mais tempo para analisar o caso. Segundo eles, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), precisava obter informações extras sobre o caso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Assim, a decisão acabou sendo adiada.

De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadi, no 'G1', os advogados do político querem empurrar o caso porque acreditam que durante as eleições a Câmara não se reunirá para discuti-lo.

Já Rodrigo Maia diz nos bastidores que a Casa pode ser acusada de descumprir uma decisão judicial, além de um possível custo político nas urnas para os parlamentares que não colaborarem para resolver a questão antes de outubro.

+ PT avalia que TSE pode julgar Lula antes do início do horário eleitoral

O presidente da Câmara defende que a discussão sobre o mandato de Maluf seja tomada pela Mesa Diretora até, no máximo, esta terça-feira (14). Mas há deputados que discordam. Para Fábio Ramalho (PMDB), por exemplo, o plenário da Câmara deveria dar a palavra final sobre cassações, não a Mesa.

A ordem sobre quem deveria julgar o mandato de Maluf foi dada pelo ministro do STF Edson Fachin. Maia pretende discutir com a presidente da Corte, Cármen Lúcia, quem deve tomar esse tipo de decisão em casos futuros. Mas, por agora, ele avalia que o caso já se estendeu demais e pode gerar consequências negativas aos parlamentares nas eleições.

A Mesa Diretora tem uma reunião agendada para esta terça-feira (14).

Campo obrigatório