Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Verdade ou boato: Lula tem fortuna em Luxemburgo?

Informação circula na internet desde 2016 e voltou a ganhar destaque nas últimas semanas

Verdade ou boato: Lula tem fortuna em Luxemburgo?
Notícias ao Minuto Brasil

10:31 - 21/08/18 por Folhapress

Política Internet

A informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é dono de uma poupança de US$ 108 milhões depositada em Luxemburgo circula na internet desde 2016 e, por causa das eleições de 2018, ganhou impulso nas últimas semanas, mas não existe nenhuma evidência que comprove a sua veracidade.

O petista, que está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde abril, é candidato do partido à Presidência e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter patrimônio de R$ 8 milhões -valor que representa quase dez vezes o montante de seu último informe eleitoral de bens, em 2006, ano em que disputou a reeleição.

Publicado com o título "Imprensa internacional desmascara LULA e divulga poupança de U$ 108 milhões em Luxemburgo, caiu a casa de vez!", o texto não cita nenhum meio de comunicação internacional que teria veiculado a informação. Por pesquisa própria, o Comprova, coalizão de 24 organizações de mídia brasileiras, dentre elas a Folha de S.Paulo, que visa identificar, checar e combater rumores, manipulações e notícias falsas sobre as eleições de 2018, também não encontrou registros do caso na imprensa nacional e estrangeira.

Lula é alvo de investigações do Ministério Público Federal no Paraná, em São Paulo e no Distrito Federal, mas nenhuma delas envolve dinheiro depositado em Luxemburgo. A Procuradoria-Geral da República e o Ministério Público Federal nas três unidades federativas disseram que não há investigações em andamento sobre este caso.

+ Temer se irrita com a PF e nega envolvimento em esquema com Odebrecht

O Comprova também procurou o Ministério da Justiça, que conta com o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional. Em nota, o órgão afirmou que o departamento, "enquanto Autoridade Central para a Cooperação Jurídica Internacional, não pode se manifestar sobre casos concretos que eventualmente estejam em trâmite". A Polícia Federal também não comenta sobre casos que eventualmente estejam sob investigação, mesmo que eles não existam.

Ao Comprova, o governo de Luxemburgo disse não ter conhecimento sobre tais alegações. Também em nota, a assessoria do ex-presidente afirmou que Lula não possui nenhuma conta no exterior. "Todos os bens e contas do ex-presidente e sua família já foram devassados pela Operação Lava Jato", disse.

A versão mais antiga dessa informação foi publicada no dia 1º de outubro de 2016 pelo blog "SOFÁ 'DI' POBRE". O Comprova entrou em contato com o autor da página, mas ainda não obteve resposta.

Republicada em 4 de agosto pelo site "SeDeusQuiser.net", a informação foi difundida na rede por páginas e grupos do Facebook, como "Pelo Amor de Deus", "Somos Todos Sérgio Moro" e "Grupo Olavo de Carvalho" e alcançou mais de 10 mil interações. Nenhum dos sites apresentou nenhuma fonte que comprove a veracidade da informação.

O site Boatos.org em 4 de outubro de 2016 já havia verificado a informação de que o ex-presidente era dono de uma conta de 108 milhões, nesse caso em reais, em Luxemburgo. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório