Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Câmara cassa mandato de Paulo Maluf

Maluf foi preso por lavagem de dinheiro em dezembro do ano passado. Desde então, não pode comparecer às sessões na Câmara

Câmara cassa mandato de Paulo Maluf
Notícias ao Minuto Brasil

11:57 - 22/08/18 por Notícias Ao Minuto

Política Decisão

O mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos, foi cassado nesta quarta-feira (22) por decisão unânime da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, segundo noticiado pelo 'G1'.

Maluf foi condenado em maio 2017 pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o ex-deputado usou contas no exterior para lavar recursos desviados da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996.

+ STF vai julgar denúncia de racismo contra Bolsonaro

O político foi preso após o ministro do STF Edson Fachin rejeitar recurso da defesa e determinar o cumprimento imediato da pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias. Desde março, ele cumpre a pena em regime domiciliar.

A Corte também decidiu pela perda automática do mandato, já que Maluf não poderia comparecer às sessões da Câmara por estar preso. Como cassação de mandato parlamentar sempre deve ser analisada pelo plenário da Câmara, só faltava a avaliação da Mesa Diretora

O suplente de Paulo Maluf na Câmara é o deputado Junji Abe (MDB-SP), que assumiu o mandato em fevereiro e agora deve ser efetivado na vaga.

Campo obrigatório