Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidenciáveis se pronunciam sobre incêndio no Museu Nacional

Candidatos lamentaram a destruição do acervo da mais antiga instituição histórica do país

Presidenciáveis se pronunciam sobre incêndio no Museu Nacional
Notícias ao Minuto Brasil

08:28 - 03/09/18 por Notícias Ao Minuto

Política Lamento

Os candidatos à Presidência da República usaram suas redes sociais para se pronunciar sobre o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, situado na Quinta da Boa Vista, na capital fluminense (veja abaixo).

As chamas só foram controladas por volta das 3h desta segunda-feira (3). Porém, os bombeiros continuam no local fazendo o trabalho de rescaldo e de combate a outros focos de fogo. As informações são do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

O Museu Nacional do Rio reunia um acervo de mais de 20 milhões de itens dos mais variados temas, coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia.

+ PT espera aval de Lula sobre substituição por Haddad

No local, estava a maior coleção de múmias egípcias das Américas e o mais antigo fóssil humano encontrado nas Américas, Luzia, que remete a 12 mil anos e representa uma jovem de 20 a 24 anos. No museu, havia ainda o esqueleto do Maxakalisaurus topai, maior dinossauro encontrado no Brasil.

O museu é a mais antiga instituição histórica do país, pois foi fundado por dom João VI em 1818. É vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com perfil acadêmico e científico. Tem nota elevada nos institutos de pesquisa por reunir peças raras, como esqueletos de animais pré-históricos e múmias.

Veja o que disseram alguns dos presidenciáveis:

Campo obrigatório