Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Collor desiste de disputar o governo de Alagoas

Ele era o principal nome da oposição ao governador Renan Filho (MDB), que concorre à reeleição

Collor desiste de disputar o governo de Alagoas
Notícias ao Minuto Brasil

22:00 - 14/09/18 por Folhapress

Política Sem reciprocidade

O ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTC) anunciou nesta sexta-feira (14) a sua desistência da disputa pelo governo de Alagoas. Ele era o principal nome da oposição ao governador Renan Filho (MDB), que concorre à reeleição.

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, Collor alegou falta de reciprocidade dos aliados para justificar a sua decisão.

"Todos sabem o meu destemor. Cumpro minha palavra, mas peço reciprocidade. Na ausência dela perde sentido a missão a mim atribuída. Sem unidade, perde a candidatura o seu significado de existência", afirmou.

Collor entrou na disputa pelo governo de Alagoas amparado por uma coligação com oito partidos, incluindo as principais siglas da oposição, como PSDB, PP, DEM e PSB.

Contudo, a impopularidade do ex-presidente -rejeição de 50%, segundo pesquisa Ibope divulgada em agosto- fez com que grande parte dos candidatos a deputado da coligação buscassem não se associar à candidatura de Collor.

+ Bolsonaro tem 26%, Haddad e Ciro vão a 13%, diz Datafolha

Um dos candidatos a senador da chapa, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), fazia campanha de forma independente e não subia no mesmo palanque que o ex-presidente.

"Não vou fazer uma campanha ao lado de pessoas que para mim deveriam estar na cadeia", disse Cunha à Folha de S.Paulo há duas semanas.

Presidente do Brasil entre 1990 e 1992, quando deixou o cargo após ser alvo de um processo de impeachment, Collor disputava o governo de Alagoas pela terceira vez.

Ancorado numa campanha de perfil populista, ele buscou reeditar sua marca de "pai dos pés-descalços e descamisados", colocando-se como um candidato sensível às demandas população mais pobre.

Com a desistência de Collor, a coligação deve buscar um novo candidato para encabeçar o palanque da oposição. O nome mais cotado é o do vereador em Maceió Eduardo Canuto (PSDB). Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório