Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PT está preocupado com demora do TSE para investigar ‘fake news’

O caso foi revelado pela Folha de S.Paulo nesta quinta (18). A prática é ilegal porque empresas estão proibidas de doar para campanhas e os pagamentos não foram declarados

PT está preocupado com demora do TSE para investigar ‘fake news’
Notícias ao Minuto Brasil

16:43 - 19/10/18 por Folhapress

Política Eleições

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse estar "preocupada" com a demora do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para começar a investigar as informações de que empresários compraram pacotes de disparo de mensagens contra o partido por WhatsApp.

O caso foi revelado pela Folha de S.Paulo nesta quinta (18). A prática é ilegal porque empresas estão proibidas de doar para campanhas e os pagamentos não foram declarados.

Gleisi se reuniu na tarde desta sexta (19) com a presidente do TSE, ministra Rosa Weber. A senadora disse que pediu a Rosa para manter o plenário da corte em condições de se reunir com celeridade nestes dias que antecedem o segundo turno, para tomar decisões que sejam urgentes, mas não teve uma resposta da ministra.

+ Haddad: 'Temos uma Justiça analógica para lidar com problemas virtuais'

Segundo Gleisi, Rosa disse apenas que deve sair nesta sexta alguma decisão sobre os pedidos de medidas cautelares, como buscas e apreensões, feitos pelo PT na quinta. O relator da ação ajuizada pelo PT contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) é o ministro do TSE Jorge Mussi.

"Saio muito preocupada da reunião que nós tivemos sobre as condições do TSE de enfrentar essa nova situação pela qual está passando o processo eleitoral, ou seja, a fabricação de notícias falsas e a disseminação no submundo da internet", disse Gleisi.

"Ontem ingressamos com ação, inclusive com pedido de medidas cautelares para produção de provas, e até agora nós não tivemos decisão do tribunal. Inclusive, a petição se tornou pública, o que pode levar à destruição de provas. O tribunal vai tratar o processo legal como se numa normalidade estivéssemos, então, isso me preocupa muito", afirmou. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório