Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Auditoria de urnas leva quase 12 horas no Paraná

Equipamentos foram impugnados após críticas de eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), que afirmaram não ter conseguido votar para presidente

Auditoria de urnas leva quase 12 horas no Paraná
Notícias ao Minuto Brasil

07:54 - 20/10/18 por Folhapress

Política Eleições

A auditoria de oito urnas que foram alvo de queixas de eleitores durante o primeiro turno, realizada nesta sexta-feira (19) no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná, durou cerca de 12 horas. 

Técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Polícia Federal e peritos indicados por partidos e pela OAB, além de advogados e imprensa, acompanharam o procedimento, que verificou o desempenho de seis urnas do Paraná e duas de Santa Catarina. 

Elas foram impugnadas após críticas de eleitores de Jair Bolsonaro (PSL), que afirmaram não ter conseguido votar para presidente.

Na votação paralela, que simulou a votação do primeiro turno em uma das urnas, os votos foram conferidos um a um, e não foram identificadas irregularidades ou defeitos no funcionamento da urna. 

+ Caso Bolsonaro: o que se sabe até agora e os passos dados na apuração

+ Veja as razões pelas quais os eleitores votam em Bolsonaro e em Haddad

O problema relatado por alguns eleitores, que disseram que a votação para presidente era encerrada antes que apertassem o "confirma", não aconteceu. 

"O suposto inconveniente da urna, a princípio, está absolutamente afastado", afirmou o juiz eleitoral Jean Leeck. 

As outras cinco urnas passaram por uma rotina de fiscalização, com checagem de lacres, sistemas e arquivos. 

Os peritos irão produzir laudos independentes, que serão entregues à Justiça Eleitoral. 

"As respostas serão dadas tecnicamente", afirmou o advogado Gustavo Kfouri, que representa o PSL no Paraná e fez o pedido da auditoria. Ele não quis adiantar conclusões sobre o procedimento, e preferiu esperar o laudo dos técnicos. 

Para o corregedor da Justiça Eleitoral, Gilberto Ferreira, a auditoria pode fazer com que o eleitor vote com mais tranquilidade no segundo turno. "Os direitos do eleitor foram exercidos, e os deveres da instituição também", disse. 

A auditoria foi encerrada por volta das 20h30. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório