Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Desinformação deliberada tem de ser combatida', defende Rosa Weber

Em entrevista à imprensa, a ministra ponderou, contudo, que a Justiça Eleitoral não enfrenta "boatos com boatos"

'Desinformação deliberada tem de ser combatida', defende Rosa Weber
Notícias ao Minuto Brasil

16:12 - 21/10/18 por Folhapress

Política TSE

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rosa Weber, defendeu neste domingo (21) que as chamadas "fake news" devem ser combatidas no país.

Em entrevista à imprensa, ela ponderou, contudo, que a Justiça Eleitoral não enfrenta "boatos com boatos" e avaliou que há um tempo para uma resposta em respeito ao devido processo legal.

+ 'Basta um soldado e um cabo para fechar STF', disse filho de Bolsonaro

"A desinformação deliberada ou involuntária que visa ao descredito há de ser combatida com informação responsável e objetiva, tudo com a transparência que exige um estado democrático de direito", disse.

Ela avaliou que as paixões políticas estão "exacerbadas" e os níveis de discórdia atingiram "graus inquietantes" no segundo turno da disputa presidencial, mas que são comportamentos naturais no processo eleitoral.

"As ações judiciais exigem observância ao devido processo legal. A resposta da instituição há de ser responsável após análise das imputações", afirmou.

A ministra pregou que sem imprensa livre não há democracia e defendeu a utilização da urna eletrônica. Segundo ela, não possuem "base empírica" as "criativas teses que atentam contra a lisura do processo eleitoral".

"O sistema eletrônico é auditável, já que qualquer fraude nele deixaria necessariamente digitais", afirmou. "Confiem na Justiça Eleitoral. Ela é a maior arma para o eleitor", acrescentou.

Segundo ela, no entanto, o TSE está sempre aberto a "críticas construtivas" e a "correção de falhas que venham a ser constatadas". Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório