Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No WhatsApp, críticas ao TSE unem eleitores de Bolsonaro e Haddad

Os ministros do Tribunal dizem que agem com cautela para respeitar a liberdade de expressão

No WhatsApp, críticas ao TSE unem eleitores de Bolsonaro e Haddad
Notícias ao Minuto Brasil

18:49 - 25/10/18 por Folhapress

Política Campanha

A atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem deixado eleitores de Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) descontentes por diferentes motivos. Para os primeiros, o TSE tem sido complacente com a disseminação de mentiras contra o PT por WhatsApp. Para os petistas, o tribunal faz vista grossa a denúncias de fraudes nas urnas eletrônicas.

Nesta quinta-feira (25) o Tribunal determinou a retirada de 55 links da web com um vídeo em que Jair Bolsonaro questiona a lisura do sistema de votação brasileiro. O deputado presidenciável bate nesta tecla desde, pelo menos, o dia 16 de setembro, quando disse em transmissão pelo Facebook que a fraude nos resultados faz parte de um plano para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa deixar a prisão.

TSE manda retirar 55 links em que Bolsonaro fala de fraude em urnas

Foi justamente a situação de apenado, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, que fundamentou a decisão do TSE de barrar a candidatura do ex-presidente Lula. Em agosto, o Tribunal também ignorara medida provisória do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que pedia para que Lula pudesse concorrer às eleições. Naquele momento, a opinião dos partidários lulistas era de que a eleição sem Lula era fraude.

Segundo os apoiadores de Haddad, a sistemática campanha contra o PT no WhatsApp é o principal problema que o TSE faz pouco caso. No dia 18 de outubro, a Folha de S.Paulo revelou que empresas compraram pacotes de disparo de mensagens em massa, via WhatsApp, contra o petista. Documentos confirmaram a oferta do serviço, que é ilegal.

Diante da pressão por resposta, os ministros do TSE se reuniram na segunda-feira (22) com o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições, editores de sites de checagem de fatos e representantes das empresas de Redes Sociais (o WhatsApp participou por teleconferência) para conhecer estratégias contra a desinformação.

Os ministros do Tribunal dizem que agem com cautela para respeitar a liberdade de expressão. Nesse ponto, bolsonaristas expressam nas redes sociais sua desaprovação. Flávio Bolsonaro, filho de Jair, chegou a ter seu número banido do WhatsApp por mandar mensagens não solicitadas em massa (spam). A situação no WhatsApp tem estimulado um êxodo para outro aplicativo, onde os eleitores de Bolsonaro esperam ter mais liberdade de compartilhar conteúdo.

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Rosa Weber, avaliou no domingo (21) que a Justiça Eleitoral não falhou no combate à desinformação nestas eleições. Segundo ela, a disseminação de informações falsas é um "fenômeno mundial e o Poder Judiciário não tem uma solução pronta.

"Gostaríamos de ter uma solução pronta e, de fato, não temos", disse. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório