Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Ex-presidente do TSE refuta chance de fraude nas urnas

Carlos Velloso votou no fim da manhã deste domingo (22) em Belo Horizonte

Ex-presidente do TSE refuta chance de fraude nas urnas
Notícias ao Minuto Brasil

14:25 - 28/10/18 por folhapress

Política 'seguras'

Ex-presidente do STF e do TSE, o magistrado Carlos Velloso refutou qualquer possibilidade de fraude nas urnas eletrônicas e defendeu o sistema de votação implantado no país em 1996 - na época em que ele comandava a Justiça Eleitoral.

Velloso votou no fim da manhã deste domingo (22) em Belo Horizonte. "As urnas eletrônicas são absolutamente seguras. Há diversos mecanismos de segurança implantados na urna. Pensar numa fraude em relação à urna é pensar em praticamente metade da Justiça Eleitoral ser corrompida, o que é impossível", disse ele, que votou no Colégio Estadual Central, na Região Centro-Sul da capital mineira, onde também votou o ex-candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB).

+ Pelo menos 100 pessoas cercam Bolsonaro, no Rio, aos gritos de 'mito'

Velloso, que foi ministro do Supremo por 15 anos e presidente do TSE por duas vezes, lembrou que as urnas eletrônicas foram implantadas justamente com o objetivo de impedir manipulações. "A urna veio para acabar com a corrupção eleitoral. Há 20 anos, praticamente, realizamos eleições pela urna eletrônica sem um recurso, sem uma impugnação séria", afirmou o magistrado, que preferiu não declarar em quem votaria. "Poderia falar, mas não devo", disse.

O ex-ministro também rejeitou a hipótese de que haja risco para as instituições democráticas dependendo do resultado do pleito deste domingo e usou como exemplo os 30 anos da Constituição Federal. "Já ocorreram dois impeachments sem nenhum problema, sem nenhum pronunciamento de caudilhos. Cada um de nós tem que dar o seu testemunho em favor da liberdade, em favor da democracia, em favor da Justiça", concluiu. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório